O presente artigo objetiva apresentar um recorte da pesquisa do Mestrado do Profept, intitulada “Práticas Pedagógicas Docentes no Âmbito do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio do Campus Boa Vista/IFRR”, destacando-se a realização de atividades integradas e os instrumentos de avaliações. O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa de práticas educativas em EPT e teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica de docentes do primeiro ano do Curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio, com ênfase na formação humana e integral. Para tanto, partiu-se das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica com base nos pressupostos teóricos da Educação Profissional e Tecnológica, tendo uma abordagem qualitativa e, por se tratar de pesquisa em educação, de natureza aplicada. Em relação à metodologia, adotou-se a pesquisa participante, com o tratamento de dados na análise de conteúdo. Como resultado, foi possível obter um planejamento abrangente e integrado, que envolveu a participação de diferentes disciplinas e proporcionou reflexões sobre a realização de atividades educativas e os métodos de avaliação utilizados. Esse planejamento também buscou contextualizar o mundo do trabalho em relação ao Perfil Profissional, seguindo a abordagem didática da PHC. Dessa forma, foi possível criar condições efetivas de aprendizado, que percorreram desde a prática social inicial até a prática social final. Isso contribuiu para o engajamento dos estudantes na execução das atividades propostas.