O conteúdo de genética apresenta assuntos fundamentais para a compreensão da diversidade dos seres vivos, relevantes para a educação profissional adotada pelos cursos de educação básica em nível médio, integrada ao ensino técnico na área de ciências da natureza, especialmente o de agropecuária. O módulo de culturas industriais/anuais é dependente de informações procedimentais e conceituais, que envolvem os termos e definições baseados nestes assuntos. A pesquisa buscou entender esta associação, uma vez que existe atualmente uma expansão do cultivo de soja e milho transgênicos na região do Baixo Araguaia, Pará, Brasil. A metodologia empregada envolveu uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados realizada por meio de questionário eletrônico aplicado a alunos do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico de agropecuária, formados pelo Instituto Federal do Pará, campus Conceição do Araguaia. As questões discorreram sobre: a familiaridade com o termo “transgênicos” ministrado em genética, seu conceito, a memória de aprendizado e o contexto para as culturas industriais, abordadas de maneira específica no ensino técnico. Dos 50 discentes, distribuídos em 19, 16 e 15 o número de formados, respectivamente nos anos de 2021, 2022 e 2023, apenas 64% (32 alunos) responderam à pesquisa, revelando um conhecimento limitado do assunto, embora a maioria consiga associá-lo aos conteúdos de genética e culturas industriais, mas sem compreender a importância para o mundo do trabalho técnico. Essas descobertas apontam para a necessidade de repensar a abordagem do ensino de genética para o discente do técnico integrado, tornando-o mais significativo e promovendo uma compreensão mais profunda dos temas relacionados aos transgênicos. Consideramos que uma abordagem pedagógica mais eficaz e interdisciplinar pode contribuir para uma formação mais qualificada dos estudantes do curso técnico de agropecuária, preparando-os melhor para enfrentar os desafios da expansão do cultivo destes organismos na região.