O estudo dos fatores determinantes da motivação/desmotivação dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR teve por objetivo compreender como a motivação pode interferir no processo de aprendizagem destes estudantes. O levantamento dos anseios dos estudantes visa possibilitar reflexões sobre possíveis estratégias para garantir maior motivação dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. A pesquisa apresenta relevância, sobretudo com base nos índices de evasão e retenção atuais, que podem ser considerados expressivos se analisados à luz da característica desse nível de ensino, levando-se em conta a faixa etária entre 14 a 17 anos de idade para ingresso e conclusão do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, caracterizada como um estudo de caso, compreendendo a coleta de dados em observância aos preceitos éticos da pesquisa. Foram aplicados 69 questionários - contendo 21 questões -, representando uma amostragem de 41% dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que receberam o termo de autorização para participar da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, se destacam como opções que motivam os estudantes a permanecer no Campus, em primeiro, a disponibilidade de laboratórios com computadores, em segundo, salas de aula adequadas, aparecendo como terceira escolha, o atendimento pedagógico, dos assistentes de alunos e a biblioteca. A relação de cordialidade/ respeito entre professores, estudantes e demais servidores também se apresenta como um dado importante da motivação dos estudantes. Com a identificação dos fatores determinantes de motivação/desmotivação dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, espera-se que a gestão do Campus possa compreender como a motivação do corpo discente pode interferir no processo de aprendizagem e como os anseios dos estudantes podem ser atendidos em âmbito institucional por meio de estratégias pedagógicas que favoreçam o êxito escolar.