Artigo CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-023-3

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR MATEMÁTICA BÁSICA E FINANCEIRA NO CURSO TÉCNICO DE AGRONEGÓCIO

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n
                  GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n
                  ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n
                  FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n
                  MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n
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                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA&nbsp;<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  JANE&Iacute;NE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n
                  GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n
                  ARLENE LE&Atilde;O DE LIMA DUARTE<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO DINIZ J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n
                  FRANCISCO GUIMAR&Atilde;ES DE ASSIS<br />\r\n
                  MARCOS ANT&Ocirc;NIO DA SILVA<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

É evidente que a Matemática desempenha um papel importante na formação do cidadão. Além disso, ela favorece a mobilização de diversas competências e habilidades, dentre as quais destacam-se as que envolvem cálculo, medição, raciocínio, argumentação, criticidade, percepção e organização. No entanto, se faz necessário saber como as pessoas compreendem esses conhecimentos, sua aplicabilidade e se acreditam que é importante estudá-la, independentemente de cultura ou classe social a que pertencem. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada com os estudantes do Curso Técnico em Agronegócio ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na regional do Estado da Paraíba, cuja finalidade foi identificar se eles acreditam ser importante estudar Matemática nesse curso e conhecer a justificativa para as suas respectivas respostas. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da abordagem qualitativa, haja vista que se trata de um estudo de caso, que buscou essa descoberta interpretando o contexto em que as informações foram obtidas. Assim, a pesquisa implementada foi norteada pela seguinte questão: Qual a importância de estudar Matemática Básica e Financeira no Curso Técnico de Agronegócio? Como resultados, identificou-se que sua necessidade ocorre a partir de três categorias, as quais foram apontadas como: aplicabilidade na gestão do agronegócio, nas finanças e nas situações que envolvem medições. A partir desses resultados, destaca-se a importância desse ensino ser significativo, de modo que sua abordagem aconteça a partir da resolução de situações-problema, principalmente que tragam esse contexto como ponto de partida da atividade pedagógica.

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