É evidente que a Matemática desempenha um papel importante na formação do cidadão. Além disso, ela favorece a mobilização de diversas competências e habilidades, dentre as quais destacam-se as que envolvem cálculo, medição, raciocínio, argumentação, criticidade, percepção e organização. No entanto, se faz necessário saber como as pessoas compreendem esses conhecimentos, sua aplicabilidade e se acreditam que é importante estudá-la, independentemente de cultura ou classe social a que pertencem. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada com os estudantes do Curso Técnico em Agronegócio ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na regional do Estado da Paraíba, cuja finalidade foi identificar se eles acreditam ser importante estudar Matemática nesse curso e conhecer a justificativa para as suas respectivas respostas. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da abordagem qualitativa, haja vista que se trata de um estudo de caso, que buscou essa descoberta interpretando o contexto em que as informações foram obtidas. Assim, a pesquisa implementada foi norteada pela seguinte questão: Qual a importância de estudar Matemática Básica e Financeira no Curso Técnico de Agronegócio? Como resultados, identificou-se que sua necessidade ocorre a partir de três categorias, as quais foram apontadas como: aplicabilidade na gestão do agronegócio, nas finanças e nas situações que envolvem medições. A partir desses resultados, destaca-se a importância desse ensino ser significativo, de modo que sua abordagem aconteça a partir da resolução de situações-problema, principalmente que tragam esse contexto como ponto de partida da atividade pedagógica.