O ensino contemporâneo requer uma abordagem que mobilize as competências éticas e digitais, fundamentais para a formação integral dos alunos. A implementação de metodologias ativas, mediadas pelas tecnologias digitais, são capazes de promover um protagonismo estudantil genuíno. Em uma pesquisa qualitativa, com a realização de análise temática, realizada em 2024, professores de instituições públicas e privadas compartilharam suas estratégias que integram tecnologias como Inteligência Artificial (IA), múltiplas metodologias e diferentes áreas do conhecimento, para enriquecer o aprendizado, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criticidade e a ética dos alunos. Projetos interdisciplinares, com o uso do chat GPT, por exemplo, foram realizados para comparar textos científicos e enriquecer a produção textual dos estudantes, têm sido uma forma eficaz de integrar competências digitais e éticas. Essa prática não só melhora a habilidade de escrita dos alunos, mas também estimula a reflexão crítica sobre o uso de tecnologias e a ética envolvida no processo. Ademais, a implementação de metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo educacional, tem demonstrado impacto positivo no desenvolvimento de competências essenciais para a vida acadêmica e profissional. Professores que promovem aulas inovadoras, utilizando recursos digitais como laboratórios de informática e programação com Scratch, relatam uma maior mobilização das habilidades dos alunos e uma maior motivação para a aprendizagem. Dessa forma, a integração de tecnologias digitais com uma formação ética sólida é crucial para preparar estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. A promoção de um ambiente educacional onde a cultura digital é trabalhada como área de conhecimento, promove o desenvolvimento integral dos estudantes e deve ser um objetivo primordial para educadores nas instituições de ensino da educação básica.