O Projeto Click Educação é uma iniciativa inovadora que busca avançar na qualidade da educação municipal em Maranguape. Através dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE), o projeto utiliza Tecnologias Digitais e Afetividade para impulsionar a aprendizagem dos estudantes. Os Laboratórios de Informática Educativa se tornam espaços de aprendizagem significativa, onde os estudantes têm acesso a uma variedade de Recursos Educacionais Digitais (RED´s), através do nosso portal: https://portaleducacionaldemaranguape.com; do sistema operacional customizado, instalado nos computadores dos LIE´s e atividades educativas, promovendo uma abordagem dinâmica e envolvente. A afetividade desempenha um papel crucial, criando um ambiente acolhedor que contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. A interação positiva entre educandos e professores, aliada ao uso cuidadoso das Tecnologias Digitais, promove o crescimento acadêmico e emocional dos estudantes. O projeto também cuida da infraestrutura de rede de dados e internet, garantindo que todas as 83 escolas estejam conectadas à internet de alta velocidade. Ao integrar Tecnologias Digitais e Afetividade, o Projeto Click Educação prepara os estudantes para os desafios do século XXI, capacitando-os com habilidades essenciais para o sucesso pessoal e profissional em um mundo cada vez mais digitalizado. O estudo se baseia nas teorias de Pestalozzi e Henri Wallon, que destacam a afetividade como um poderoso facilitador do desenvolvimento cognitivo. Igualmente se apoiam nas ideias de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e John Dewey, que estabelecem as bases do construcionismo de Seymour Papert. Esses pensadores enfatizam que os estudantes expressam seu estilo cognitivo através da integração da razão e emoção, centrando-se no pensamento crítico, criatividade e descoberta. O computador é considerado uma ferramenta a ser ensinada, e a aprendizagem é vista como um processo de construção contínua, onde os erros são vistos como oportunidades para reflexão. O estudo ressalta que o foco da aprendizagem está no estudante, não no professor.