O presente trabalho aborda o desbravamento do uso dos jogos digitais para a interação de alunos nas aulas de língua portuguesa em séries do ensino médio de uma escola pública baiana. É relevante ressaltar que os jogos digitais podem contribuir no processo de ensino aprendizagem do estudante, de modo que essa ferramenta pode ser utilizada como um recurso didático nas práticas de atividades de português e na construção de informação nas diversas áreas de conhecimento. Para o professor, esse produto é visto como forma de diversificar e inovar a maneira de ensinar, aplicando métodos e técnicas pedagógicas que são fundamentais na produção e construção do conhecimento. Em virtude disso, as situações didáticas precisam se adequar às novas formas da linguagem digital, que ocorreram a partir das diversas mudanças implementadas graças ao desenvolvimento tecnológico e que vem ocorrendo de maneira significativa na sociedade e no mundo digital. Apesar de, ainda, ser um processo educativo não muito explorado, os jogos digitais trazem desafios por conta do pouco letramento digital dos professores e da falta de estrutura da escola pública. Portanto, este artigo visa analisar o contexto atual desse instrumento de aprendizagem, no meio educacional e o seu uso para auxiliar no ensino da língua portuguesa nas séries do ensino médio da educação básica. Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos estão pautados em uma revisão literária descritiva, de caráter exploratório, com tratamento qualitativo dos dados e procedimentos de cunho bibliográfico e documental.