A Carta do leitor é um gênero textual jornalístico que permite aos leitores opinarem acerca de notícias, artigos de opinião ou mesmo sobre a própria carta do leitor. Trata-se de um gênero argumentativo que permite reconhecer o sujeito sócio-histórico discursivo em um contexto cidadão. Logo, é necessária a escolha de textos específicos para o estudo desse gênero textual que dialoguem com a análise e a produção de textos do tipo carta do leitor. Nessa perspectiva, o presente trabalho consiste em um relato das atividades produzidas durante as aulas de língua portuguesa, realizadas na E. E. M. T. I. Virgílio Távora da Cidade Barbalha-CE em 2023, com alunos de três turmas do 2º ano, visa contribuir no desenvolvimento de formas de aprendizagem dialógicas com gêneros textuais através da utilização de obras literárias. Para tanto, valendo-se da obra “Capitães de Areia” de Jorge Amado com foco nas “Cartas à redação” e na notícia “Crianças ladronas” que antecede o enredo da história propriamente dita, foram desenvolvidas nas aulas de português, oficinas organizadas para trabalhar com esse gênero textual. No decorrer das aulas os alunos leram e debateram os diferentes pontos de vistas presentes nessa parte da obra e também em revistas, assim como produziram seus próprios textos. O contexto da obra e a vida do autor modernista também foram apresentados e associados às análises e reflexões realizadas. Como base conceitual e teórica recorreu-se a Abreu (2009) para tratarmos da nova retórica, Bakhtin (2003) e Koch (2015, 2016) para os estudos com a linguística, além de Bezerra (2010) para o entendimento do gênero carta do leitor. Após a realização das atividades propostas, percebeu-se uma melhor interação e valorização da literatura brasileira por parte dos estudantes e produções de texto mais concisas e seguras quanto à articulação de opiniões e dos argumentos que as sustentam.