O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de um projeto desenvolvido em uma instituição particular de ensino, no Itinerário Formativo de “Direito nas Trajetórias da Vida Pessoal e Profissional”, com estudantes do Ensino Médio. Em consonância com o Novo Ensino Médio, regulamentado pela Lei nº 13.415/2017, o Itinerário Formativo de “Direito nas Trajetórias da Vida Pessoal e Profissional”, que perpassa e abrange os principais fundamentos para uma educação integral, foi inserido como uma alternativa curricular no Colégio Meta, Indaiatuba/SP. Essa disciplina possibilitou aos estudantes a aquisição de conhecimentos legais teóricos e práticos relevantes para o exercício cidadão. Nesse sentido, foi proposto o desenvolvimento de um projeto anual interdisciplinar para a implementação prática da ciência jurídica na vida pessoal e profissional dos adolescentes, a saber: um Grêmio Estudantil que contemplasse um desenvolvimento da autonomia e da cidadania por parte dos discentes. A centralidade do projeto ocorreu no Ensino Médio com a realização de um processo político, com propostas, campanha, debates, pleito eleitoral e votação discente e docente. Além disso, foi realizada, também, a escrita de um Estatuto, em conjunto com o Grêmio eleito, para orientação e manutenção das atividades de agremiações futuras. O intuito foi gerar uma cultura cidadã em uma instituição de ensino particular, uma vez que a Resolução SEDUC nº 18, de 8-3-2022, do Estado de São Paulo, não abrangeria totalmente a natureza desse tipo de atividade em uma instituição privada de ensino. Tal procedimento culminou em uma Mostra de Itinerários com a organização de uma Sessão Plenária para votação e, possível, efetivação do estatuto. Portanto, apresentaremos o fio condutor que norteou os objetivos, as metodologias de trabalho, o desenvolvimento das ações realizadas durante o projeto e o resultado alcançado.