A emergência climática é latente e novos recordes de temperatura média global foram atingidos durante todo o ano de 2023. A Educação Básica tem papel fundamental na sociedade, sendo de extrema importância para aumentar a conscientização dos indivíduos e a capacitação para enfrentarem os desafios decorrentes da realidade das mudanças climáticas. Nos últimos anos houve um incremento das pesquisas no âmbito do ensino de ciências, mais especificamente associadas ao tema educação em mudanças climáticas. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar, apresentar e discutir os resultados de uma revisão de literatura em trabalhos que abordam educação em mudanças climáticas no ensino de ciências. Para a revisão sistemática da literatura foram analisados trabalhos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de trabalhos completos publicados no CONEDU e ENPEC, no período de 2018 a 2023. Definiu-se como descritores de busca: educação em mudanças climáticas; ensino e aprendizagem em mudanças climáticas; ensino e aprendizagem em efeito estufa e ensino e aprendizagem em aquecimento global. A partir das delimitações foram selecionados um total de 10 publicações, nas quais observou-se que o tema da educação em mudanças climáticas é frequentemente correlacionado à educação ambiental, o que pode ocasionar problemas conceituais. Por envolver conceitos complexos, seus conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar. Destaca-se o uso de metodologias ativas em suas aplicações. Conclui-se que a produção científica de educação em mudanças climáticas é considerada recente, havendo carência de trabalhos teóricos e práticos, evidenciando uma oportunidade para avanços de novas pesquisas no tema.