A definição de cultura é bastante complexa frente a complexidade de sua estruturação. Sabe-se que a cultura é um elemento intrínseco na perspectiva de um ensino contextualizado e que a escola e o currículo escolar não são dissociados das culturas, sendo assim, necessário compreender de forma crítica sob quais interesses culturais o Ensino de Ciências está estruturado. O objetivo deste trabalho consistiu em compreender quais concepções os futuros docentes de Ciências Biológicas têm sobre o termo “cultura”. Para tal, foi utilizada a Sequência Didática Interativa (SDI) como meio formativo e de coleta dos dados. A pergunta utilizada na SDI foi “O que significa cultura para você?”. Após a SDI foi realizado um momento formativo com os futuros docentes sobre o papel da cultura para a educação em saúde. A pesquisa foi realizada em uma aula da disciplina de Educação em Saúde do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com 20 estudantes, em dezembro de 2024, caracterizando este trabalho como uma pesquisa básica, qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos conceitos criados pelos estudantes foi realizada a partir das discussões teóricas dos seguintes autores: Laraia (1986), Albó (2005), Eagleton (2011) e Bauman (2022). Conclui-se que a SDI contribuiu para a percepção da complexidade do termo cultura, no qual os diferentes estudantes apresentaram concepções que ora se relacionavam e ora se distinguiam, seguindo a ótica dos diferentes autores teóricos. Além do mais, a discussão sobre o termo cultura foi de relevância para que os participantes compreendam a necessidade de se entender os elementos culturais para o ensino de temas relacionados à saúde nas aulas de Ciências/Biologia, de maneira que seja contextualizado, crítico e emancipador. Assim, o estudo afirma a necessidade de pesquisas que valorizem os aspectos culturais na formação inicial de professores.