O interesse pelo ensino crítico e humanístico foi despertado quando entrei em contato com as obras do renomado educador Paulo Freire. Entre as diversas contribuições freireanas, a Investigação Temática se destaca como um caminho teórico-metodológico viável para a produção de conhecimentos voltados à mobilização de processos de transformação social e humanização. A concepção educacional freireana se fundamenta, essencialmente, em três categorias interligadas: dialogicidade, problematização e conscientização. Ao serem articuladas em torno de temas geradores, essas categorias viabilizam uma educação libertadora, emancipatória e democrática, direcionada à formação de uma consciência crítica nos indivíduos. Este estudo tem como objetivo refletir sobre a Investigação Temática freireana como processo de produção de conhecimentos no contexto da pesquisa acadêmica. A utilização da Investigação Temática requer práticas e pesquisas congruentes com a intencionalidade de humanização e construção da justiça social. Inicialmente, são discutidas as concepções fundantes do pensamento freireano que orientam o planejamento e a realização da pesquisa. Em seguida, é apresentada uma proposta de sistematização para a Investigação Temática em cinco etapas. A vivência da pesquisa acadêmica, pautada nos referenciais freireanos, configura-se como uma experiência formativa, dialógica e conscientizadora para todos os envolvidos em sua materialização. Compreender a investigação temática como um caminho metodológico dialógico implica no desenvolvimento de “saberes” pelos pesquisadores que transcendem as dimensões técnicas de coleta e análise de dados. Defendemos que a construção da pesquisa se oriente pela escuta qualificada, pelo acolhimento, pelo respeito e pela defesa do direito que todos tem de conhecer melhor o que já sabem para assim transformar o que precisa ser modificado na direção do “ser mais” (ser sujeito histórico e não objeto), torna-se crucial superar a "cultura do silêncio".