Este artigo consiste em uma revisão de literatura sobre o tema Meio Ambiente relacionado com a era do Antropoceno no âmbito do Ensino de Ciências. O Meio Ambiente é o local de convivência e de interação entre os seres bióticos e os fatores abióticos, tendo seu desenvolvimento natural e cultural encontrado em desequilíbrio ecológico, ocasionado pelas ações antrópicas. Propomos com esta pesquisa, resumir de forma padronizada e criteriosa as evidências publicadas sobre os temas Meio Ambiente, a época do Antropoceno e o Ensino de Ciências, com o intuito de favorecer a produção de novos estudos sobre as temáticas pesquisadas, importante em pesquisas qualitativas, no que se refere aos aspectos epistemológicos e metodológicos. Para isso, analisamos algumas das principais abordagens e concepções encontradas na literatura científica, a partir da mobilização de três categorias analíticas fundamentais: o Antropoceno, o Ensino de Ciências e o Meio Ambiente. Em termos metodológicos, pautamos por meio da revisão bibliográfica de natureza qualitativa, que consiste em uma parte muito importante de toda e qualquer pesquisa, pois é a fundamentação teórica, o estado da arte do assunto que está sendo pesquisado. O texto expõe os passos para a descrição da pesquisa, desde a delimitação da questão de pesquisa, elaboração de estratégias de busca, seleção de trabalhos e extração dos dados, até a sistematização dos resultados.