O artigo objetiva apontar as contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, no ensino de química para o Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática e exploratória, sob o paradigma qualitativo, em artigos da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), assim como trabalhos encontrados no Google Acadêmico, entre 2013 e 2023, para mapear e analisar trabalhos relacionados a TAS no ensino de química. Os descritores utilizados foram “aprendizagem significativa”, “química” e “Ensino Médio”. Os critérios de inclusão foram textos que trouxessem estudos que abordassem a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de química para o Ensino Médio, enquanto os demais foram excluídos. Os resultados indicaram que dos artigos pesquisados na Revista REAMEC e teses do Programa REAMEC, apenas três trazem a relação entre a TAS e ensino de química e destacam a importância do uso de estratégias baseadas na TAS, como o uso de mapas conceituais e a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), especialmente em tópicos mais desafiadores, como a química orgânica e reações de oxirredução. Essas abordagens demonstraram a promoção da participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem, contribuindo para uma compreensão mais ampla e aplicável dos princípios químicos.