O tema ‘Corrosão’ está inserido no conteúdo programático do componente curricular “Introdução à Ciência dos Materiais” fazendo parte da estrutura curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Município de Pau dos Ferros-RN. Este trabalho apresenta uma sequência de ensino investigativa por meio de estudos de caso de monumentos com indícios de processos corrosivos. Antes do conteúdo ser abordado, é aplicado um questionário para obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos discentes. Após as aulas é apresentada a atividade que consiste em analisar inicialmente por meio de registros fotográficos um objeto/local/monumento que esteja com indícios de processos corrosivos, avaliar qual o meio corrosivo e propor formas de prevenção, construindo assim o chamado ‘triângulo da corrosão’. Finalizando a sequência de ensino, outro questionário é aplicado para verificar se houve construção de conhecimento. Quanto aos conhecimentos prévios, a maioria das respostas sugerem que os discentes não sabem definir corrosão nem identificar os fatores que favorecem os processos corrosivos, mesmo que saibam associar a ferrugem como uma manifestação corrosiva. Quanto aos estudos de casos, vários objetos interessantes foram selecionados, rendendo boas discussões nas apresentações dos trabalhos de campo. Os discentes apresentam uma elevada participação e alguns encontram motivação/inspiração para participarem de projetos de pesquisa e/ou de eventos científicos. Quanto ao questionário final, percebe-se que as respostas foram satisfatórias já que a grande maioria conseguiu definir corrosão e identificar os principais fatores que favorecem este fenômeno. Isso evidencia a relação entre conteúdo, discente e docente, mostrando que as sequências de ensino investigativa são fortes aliados na construção do conhecimento, quando motivamos os discentes intimamente, quando eles acham sentido nas atividades que propomos e quando se engajam em projetos que trazem contribuições. Trabalhos como o exposto possibilitam a melhoraria o ensino-aprendizagem por meio da contextualização e da investigação científica.