O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS METODOLOGIAS VOLTADAS PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119277 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 5485 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS METODOLOGIAS VOLTADAS PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA" "resumo" => "O trabalho teve como ênfase o Ensino de Ciências e as metodologias voltadas para o transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de literatura. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), refere-se a uma alteração no neurodesenvolvimento impactando na capacidade cognitiva e nas interações sociais do indivíduo. Infelizmente as escolas brasileiras ainda não possuem uma estrutura especializada para crianças, jovens e adultos com TEA. Nesse sentido, faz-se importante a abordagem do tema deste trabalho que tem como objetivo investigar o estado da arte referente às metodologias no ensino de Ciências relacionadas aos alunos com espectro autista no Ensino Fundamental. A Metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, realizado em dissertações, teses, artigos, livros e publicações, utilizando os sites dos bancos de dados online dos periódicos da Capes Google Acadêmico, Scielo e outros repositórios. Os resultados da pesquisa nos revelaram 22 publicações que as metodologias utilizadas para o ensino de ciências voltadas para o aluno que apresenta transtorno do espectro autista. Dentre os estados da Federação que abordaram essa temática foram encontrados nos estados de SP, CE, PI, PA, MG, RN, PR, MA, AM, PE, RJ, ES. As principais abordagens foram relacionadas aos jogos digitais, maquetes, imagens e sequências didáticas. Tais resultados demonstraram que há muito a fazer com relação a inclusão com os alunos com TEA, dentre eles, destacando-se a necessidade de uma formação docente tanto nos cursos de licenciatura como de forma contínua para os profissionais que atuam com esse público de alunos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5485_TB567_28102024111903.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA LÍDIA MENDES ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Nara Lídia" "autor_email" => "nlidi15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119277 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 5485 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS METODOLOGIAS VOLTADAS PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA" "resumo" => "O trabalho teve como ênfase o Ensino de Ciências e as metodologias voltadas para o transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de literatura. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), refere-se a uma alteração no neurodesenvolvimento impactando na capacidade cognitiva e nas interações sociais do indivíduo. Infelizmente as escolas brasileiras ainda não possuem uma estrutura especializada para crianças, jovens e adultos com TEA. Nesse sentido, faz-se importante a abordagem do tema deste trabalho que tem como objetivo investigar o estado da arte referente às metodologias no ensino de Ciências relacionadas aos alunos com espectro autista no Ensino Fundamental. A Metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, realizado em dissertações, teses, artigos, livros e publicações, utilizando os sites dos bancos de dados online dos periódicos da Capes Google Acadêmico, Scielo e outros repositórios. Os resultados da pesquisa nos revelaram 22 publicações que as metodologias utilizadas para o ensino de ciências voltadas para o aluno que apresenta transtorno do espectro autista. Dentre os estados da Federação que abordaram essa temática foram encontrados nos estados de SP, CE, PI, PA, MG, RN, PR, MA, AM, PE, RJ, ES. As principais abordagens foram relacionadas aos jogos digitais, maquetes, imagens e sequências didáticas. Tais resultados demonstraram que há muito a fazer com relação a inclusão com os alunos com TEA, dentre eles, destacando-se a necessidade de uma formação docente tanto nos cursos de licenciatura como de forma contínua para os profissionais que atuam com esse público de alunos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5485_TB567_28102024111903.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NARA LÍDIA MENDES ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Nara Lídia" "autor_email" => "nlidi15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }