O trabalho teve como ênfase o Ensino de Ciências e as metodologias voltadas para o transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de literatura. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), refere-se a uma alteração no neurodesenvolvimento impactando na capacidade cognitiva e nas interações sociais do indivíduo. Infelizmente as escolas brasileiras ainda não possuem uma estrutura especializada para crianças, jovens e adultos com TEA. Nesse sentido, faz-se importante a abordagem do tema deste trabalho que tem como objetivo investigar o estado da arte referente às metodologias no ensino de Ciências relacionadas aos alunos com espectro autista no Ensino Fundamental. A Metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, realizado em dissertações, teses, artigos, livros e publicações, utilizando os sites dos bancos de dados online dos periódicos da Capes Google Acadêmico, Scielo e outros repositórios. Os resultados da pesquisa nos revelaram 22 publicações que as metodologias utilizadas para o ensino de ciências voltadas para o aluno que apresenta transtorno do espectro autista. Dentre os estados da Federação que abordaram essa temática foram encontrados nos estados de SP, CE, PI, PA, MG, RN, PR, MA, AM, PE, RJ, ES. As principais abordagens foram relacionadas aos jogos digitais, maquetes, imagens e sequências didáticas. Tais resultados demonstraram que há muito a fazer com relação a inclusão com os alunos com TEA, dentre eles, destacando-se a necessidade de uma formação docente tanto nos cursos de licenciatura como de forma contínua para os profissionais que atuam com esse público de alunos.