A questão de pesquisa que se propõe neste artigo é “Como formar leitores brasileiros de Literatura Afrofuturista a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem?” Esta pesquisa tem como objetivo geral propor encaminhamentos didático-pedagógicos de leitura de literatura afrofuturista articulada aos gêneros discursos nas aulas do Ensino Médio, considerando a importância da formação da consciência crítica, antirracista e na desconstrução de estereótipos. Tais considerações têm como ancoragem as reflexões teóricas e metodológicas do Círculo de Bakhtin, Geraldi (1984, 1991, 1996), além de estudos sobre relações étnico-raciais na literatura. A pesquisa se justifica pela necessidade de promover uma educação antirracista e inclusiva, em conformidade com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro- brasileira e africana nas escolas brasileiras. O encaminhamento didático contribuiu para a formação de cidadãos críticos e menos eurocentrados, capazes de atuar de forma significativa na sociedade.