A pandemia da Covid-19 acentuou as desigualdades já existentes principalmente no mundo educacional com as aulas remotas. Nesse sentido, os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade buscando adequar os conteúdos com essa forma de ensino, porém muitos entraves surgiram resultando na dificuldade do aprendizado do aluno. Assim, buscamos com essa pesquisa entender os principais problemas enfrentados durante esse período pandêmico que dificultaram o processo de aprendizagem dos alunos no que tange a escrita e leitura. Para alcançar os resultados da investigação foi realizado uma pesquisa qualitativa in loco no Centro de educação quilombola Rosemary Medeiros Muniz da Silva que fica localizado no povoado Tingidor no município de Itapecuru que pertence ao Estado do Maranhão. Foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados com gestores e dois professores de Lingua Portuguesa da escola. Portanto, a pesquisa mostrou que os professores de Língua Portuguesa tiveram problemas para ministrar aulas visando a leitura e escrita, muitos alunos não tinham acesso a aparelhos celulares ou notebook para assistir aulas, bem como pouco nível de concentração, além da falta de suporte necessário dos pais para manter a disciplina e estudos de seus filhos em casa durante esse período resultando no atraso da aprendizagem.