Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

A ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO REMOTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA ROSEMARY MEDEIROS MUNIZ DA SILVA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119056
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 7754
    "inscrito_id" => 18916
    "titulo" => "A ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO REMOTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA ROSEMARY MEDEIROS MUNIZ DA SILVA"
    "resumo" => "A pandemia da Covid-19 acentuou as desigualdades já existentes principalmente no mundo educacional com as aulas remotas. Nesse sentido, os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade buscando adequar os conteúdos com essa forma de ensino, porém muitos entraves surgiram resultando na dificuldade do aprendizado do aluno. Assim, buscamos com essa pesquisa entender os principais problemas enfrentados durante esse período pandêmico que dificultaram o processo de aprendizagem dos alunos no que tange a escrita e leitura. Para alcançar os resultados da investigação foi realizado uma pesquisa qualitativa in loco no Centro de educação quilombola Rosemary Medeiros Muniz da Silva que fica localizado no povoado Tingidor no município de Itapecuru que pertence ao Estado do Maranhão. Foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados com gestores e dois professores de Lingua Portuguesa da escola. Portanto, a pesquisa mostrou que os professores de Língua Portuguesa tiveram problemas para ministrar aulas visando a leitura e escrita, muitos alunos não tinham acesso a aparelhos celulares ou notebook para assistir aulas, bem como pouco nível de concentração, além da falta de suporte necessário dos pais para manter a disciplina e estudos de seus filhos em casa durante esse período resultando no atraso da aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18916_TB7754_30092024090431.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON COELHO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonborges51@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119056
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 7754
    "inscrito_id" => 18916
    "titulo" => "A ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO REMOTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA ROSEMARY MEDEIROS MUNIZ DA SILVA"
    "resumo" => "A pandemia da Covid-19 acentuou as desigualdades já existentes principalmente no mundo educacional com as aulas remotas. Nesse sentido, os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade buscando adequar os conteúdos com essa forma de ensino, porém muitos entraves surgiram resultando na dificuldade do aprendizado do aluno. Assim, buscamos com essa pesquisa entender os principais problemas enfrentados durante esse período pandêmico que dificultaram o processo de aprendizagem dos alunos no que tange a escrita e leitura. Para alcançar os resultados da investigação foi realizado uma pesquisa qualitativa in loco no Centro de educação quilombola Rosemary Medeiros Muniz da Silva que fica localizado no povoado Tingidor no município de Itapecuru que pertence ao Estado do Maranhão. Foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados com gestores e dois professores de Lingua Portuguesa da escola. Portanto, a pesquisa mostrou que os professores de Língua Portuguesa tiveram problemas para ministrar aulas visando a leitura e escrita, muitos alunos não tinham acesso a aparelhos celulares ou notebook para assistir aulas, bem como pouco nível de concentração, além da falta de suporte necessário dos pais para manter a disciplina e estudos de seus filhos em casa durante esse período resultando no atraso da aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18916_TB7754_30092024090431.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON COELHO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonborges51@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pandemia da Covid-19 acentuou as desigualdades já existentes principalmente no mundo educacional com as aulas remotas. Nesse sentido, os professores tiveram que se adaptar a essa nova realidade buscando adequar os conteúdos com essa forma de ensino, porém muitos entraves surgiram resultando na dificuldade do aprendizado do aluno. Assim, buscamos com essa pesquisa entender os principais problemas enfrentados durante esse período pandêmico que dificultaram o processo de aprendizagem dos alunos no que tange a escrita e leitura. Para alcançar os resultados da investigação foi realizado uma pesquisa qualitativa in loco no Centro de educação quilombola Rosemary Medeiros Muniz da Silva que fica localizado no povoado Tingidor no município de Itapecuru que pertence ao Estado do Maranhão. Foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados com gestores e dois professores de Lingua Portuguesa da escola. Portanto, a pesquisa mostrou que os professores de Língua Portuguesa tiveram problemas para ministrar aulas visando a leitura e escrita, muitos alunos não tinham acesso a aparelhos celulares ou notebook para assistir aulas, bem como pouco nível de concentração, além da falta de suporte necessário dos pais para manter a disciplina e estudos de seus filhos em casa durante esse período resultando no atraso da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.