Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119053
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 7437
    "inscrito_id" => 18028
    "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS"
    "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou o significado da experiência escolar na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC), com base nas narrativas de ex-alunos na juventude. O objetivo foi examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atividades constantes na vida desses alunos, após a saída da escola, além de identificar práticas pedagógicas significativas. O CAC é uma instituição de utilidade pública, nascida dos movimentos populares na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens, que frequentaram a escola do CAC, entre 1989 e 1999. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Vygotsky, e contou com as contribuições teóricas de Charlot, Lahire, Bruner, Freire entre outros. A análise revelou uma dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, destacando-se o relacionamento com os professores, o trabalho coletivo e a presença intensa de leituras compartilhadas e da escrita. Os depoimentos destacaram parcerias para o aprendizado, ampliação do universo cultural, desenvolvimento de valores ético-morais, relacionamento com as famílias dos alunos, presença de brincadeiras, valorização do coletivo e uma prática pedagógica onde predominavam situações de uso social real dos conhecimentos. Como uma comunidade de aprendizes, os jovens se viam como participantes da construção coletiva de uma "obra", uma cultura escolar, com a qual se sentiam comprometidos, conferindo-lhes orgulho, identidade e senso de pertencimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18028_TB7437_28102024233423.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO  ROSA"
    "autor_nome_curto" => "NALU ROSA"
    "autor_email" => "nalucarvalhorosa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119053
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 7437
    "inscrito_id" => 18028
    "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS"
    "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou o significado da experiência escolar na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC), com base nas narrativas de ex-alunos na juventude. O objetivo foi examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atividades constantes na vida desses alunos, após a saída da escola, além de identificar práticas pedagógicas significativas. O CAC é uma instituição de utilidade pública, nascida dos movimentos populares na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens, que frequentaram a escola do CAC, entre 1989 e 1999. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Vygotsky, e contou com as contribuições teóricas de Charlot, Lahire, Bruner, Freire entre outros. A análise revelou uma dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, destacando-se o relacionamento com os professores, o trabalho coletivo e a presença intensa de leituras compartilhadas e da escrita. Os depoimentos destacaram parcerias para o aprendizado, ampliação do universo cultural, desenvolvimento de valores ético-morais, relacionamento com as famílias dos alunos, presença de brincadeiras, valorização do coletivo e uma prática pedagógica onde predominavam situações de uso social real dos conhecimentos. Como uma comunidade de aprendizes, os jovens se viam como participantes da construção coletiva de uma "obra", uma cultura escolar, com a qual se sentiam comprometidos, conferindo-lhes orgulho, identidade e senso de pertencimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18028_TB7437_28102024233423.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO  ROSA"
    "autor_nome_curto" => "NALU ROSA"
    "autor_email" => "nalucarvalhorosa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou o significado da experiência escolar na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC), com base nas narrativas de ex-alunos na juventude. O objetivo foi examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atividades constantes na vida desses alunos, após a saída da escola, além de identificar práticas pedagógicas significativas. O CAC é uma instituição de utilidade pública, nascida dos movimentos populares na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens, que frequentaram a escola do CAC, entre 1989 e 1999. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Vygotsky, e contou com as contribuições teóricas de Charlot, Lahire, Bruner, Freire entre outros. A análise revelou uma dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, destacando-se o relacionamento com os professores, o trabalho coletivo e a presença intensa de leituras compartilhadas e da escrita. Os depoimentos destacaram parcerias para o aprendizado, ampliação do universo cultural, desenvolvimento de valores ético-morais, relacionamento com as famílias dos alunos, presença de brincadeiras, valorização do coletivo e uma prática pedagógica onde predominavam situações de uso social real dos conhecimentos. Como uma comunidade de aprendizes, os jovens se viam como participantes da construção coletiva de uma "obra", uma cultura escolar, com a qual se sentiam comprometidos, conferindo-lhes orgulho, identidade e senso de pertencimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.