Este estudo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como o desenvolvimento de uma Sequência Didática favorece o uso da narrativa e a apropriação da sua estrutura textual por alunos de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada no interior da Bahia. O percurso metodológico da investigação foi organizado em diferentes fases: conhecimento do lócus; registro, transcrição e retextualização de narrativas de infância da comunidade camponesa pesquisada; planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática organizada por meio de unidades de leitura com textos narrativos; e, por fim, a análise e avaliação dos efeitos da estratégia de ensino no desempenho da produção textual dos estudantes participantes. Em se tratando deste estudo, objetiva-se analisar uma determinada unidade de leitura que contemplou o trabalho pedagógico com os elementos de uma sequência narrativa: tempo, espaço, personagens e enredo. Como fundamentos teórico/metodológicos, foram definidos os princípios e concepções da Educação do Campo (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FREIRE, 1987); a concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2009) e as discussões sobre propostas didáticas com textos em sala de aula (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; SILVA, 1984, 2003). Foram desenvolvidas atividades de leitura e escuta de narrativas de membros da comunidade camponesa, e posteriormente, a produção de texto através da dinâmica escrita compartilhada. Por intermédio da mediação pedagógica e da análise das produções textuais, é possível considerar que estratégia de ensino desenvolvida desafia os educandos quando assumem o duplo papel de leitor/autor. Conclui-se que as interlocuções estabelecidas entre sujeitos favorecem o desenvolvimento da escrita de uma forma significativa e comunicativa. Através dos diálogos entre professora e estudantes em sala de aula, é possível favorecer a negociação de sentidos produzidos por meio de um enunciado narrativo, assim como a criação de textos autorais por estudantes de uma escola do campo.