Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

ESTREITANDO AS BARREIRAS ENTRE LITERATURA E ESCOLA A PARTIR DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119050
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 5801
    "inscrito_id" => 15697
    "titulo" => "ESTREITANDO AS BARREIRAS ENTRE LITERATURA E ESCOLA A PARTIR DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um recorte de uma tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem, portanto, como objetivo apresentar os resultados parciais deste estudo, que investigou sobre o espaço da literatura no contexto escolar, tendo como um dos objetivos aproximar os estudantes das vivências leitoras a partir de propostas sistematizadas de mediação de leitura literária, construídas para o contexto do Ensino Fundamental, anos finais. Entendemos que o processo de escolarização da literatura vem sendo ainda um dos grandes desafios para muitos docentes (COSSON, 2020), o que tem exigido a prática de leitura literária mediada e sistematizada. Neste estudo, conversamos com as teorias de Cosson (2020, 2018), Zilberman (2008), Soares (2005, 2011), Dalvi (2013), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2003, 2007, 2014), Aragão (2013), Mendoza (2004, 2010), Barbosa e Barbosa (2013), dentre outro(a)s. O contexto de nossa pesquisa foi em uma escola da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, tendo como sujeitos estudantes de uma turma de 8º Ano. Esta pesquisa foi inspirada na pesquisa-ação. Os resultados parciais deste estudo revelam que a sistematização da mediação de leitura literária na escola foram fundamentais para aproximar os estudantes da literatura, bem como oportunizar a prática de letramento literário, possibilitando alcançar os resultados satisfatórios nesta investigação."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15697_TB5801_04102024135950.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY MOREIRA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELY"
    "autor_email" => "daniely.moreira@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119050
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 5801
    "inscrito_id" => 15697
    "titulo" => "ESTREITANDO AS BARREIRAS ENTRE LITERATURA E ESCOLA A PARTIR DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um recorte de uma tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem, portanto, como objetivo apresentar os resultados parciais deste estudo, que investigou sobre o espaço da literatura no contexto escolar, tendo como um dos objetivos aproximar os estudantes das vivências leitoras a partir de propostas sistematizadas de mediação de leitura literária, construídas para o contexto do Ensino Fundamental, anos finais. Entendemos que o processo de escolarização da literatura vem sendo ainda um dos grandes desafios para muitos docentes (COSSON, 2020), o que tem exigido a prática de leitura literária mediada e sistematizada. Neste estudo, conversamos com as teorias de Cosson (2020, 2018), Zilberman (2008), Soares (2005, 2011), Dalvi (2013), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2003, 2007, 2014), Aragão (2013), Mendoza (2004, 2010), Barbosa e Barbosa (2013), dentre outro(a)s. O contexto de nossa pesquisa foi em uma escola da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, tendo como sujeitos estudantes de uma turma de 8º Ano. Esta pesquisa foi inspirada na pesquisa-ação. Os resultados parciais deste estudo revelam que a sistematização da mediação de leitura literária na escola foram fundamentais para aproximar os estudantes da literatura, bem como oportunizar a prática de letramento literário, possibilitando alcançar os resultados satisfatórios nesta investigação."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15697_TB5801_04102024135950.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY MOREIRA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELY"
    "autor_email" => "daniely.moreira@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este trabalho trata-se de um recorte de uma tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem, portanto, como objetivo apresentar os resultados parciais deste estudo, que investigou sobre o espaço da literatura no contexto escolar, tendo como um dos objetivos aproximar os estudantes das vivências leitoras a partir de propostas sistematizadas de mediação de leitura literária, construídas para o contexto do Ensino Fundamental, anos finais. Entendemos que o processo de escolarização da literatura vem sendo ainda um dos grandes desafios para muitos docentes (COSSON, 2020), o que tem exigido a prática de leitura literária mediada e sistematizada. Neste estudo, conversamos com as teorias de Cosson (2020, 2018), Zilberman (2008), Soares (2005, 2011), Dalvi (2013), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2003, 2007, 2014), Aragão (2013), Mendoza (2004, 2010), Barbosa e Barbosa (2013), dentre outro(a)s. O contexto de nossa pesquisa foi em uma escola da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, tendo como sujeitos estudantes de uma turma de 8º Ano. Esta pesquisa foi inspirada na pesquisa-ação. Os resultados parciais deste estudo revelam que a sistematização da mediação de leitura literária na escola foram fundamentais para aproximar os estudantes da literatura, bem como oportunizar a prática de letramento literário, possibilitando alcançar os resultados satisfatórios nesta investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.