Este trabalho trata-se de um recorte de uma tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem, portanto, como objetivo apresentar os resultados parciais deste estudo, que investigou sobre o espaço da literatura no contexto escolar, tendo como um dos objetivos aproximar os estudantes das vivências leitoras a partir de propostas sistematizadas de mediação de leitura literária, construídas para o contexto do Ensino Fundamental, anos finais. Entendemos que o processo de escolarização da literatura vem sendo ainda um dos grandes desafios para muitos docentes (COSSON, 2020), o que tem exigido a prática de leitura literária mediada e sistematizada. Neste estudo, conversamos com as teorias de Cosson (2020, 2018), Zilberman (2008), Soares (2005, 2011), Dalvi (2013), Paulino e Cosson (2009), Colomer (2003, 2007, 2014), Aragão (2013), Mendoza (2004, 2010), Barbosa e Barbosa (2013), dentre outro(a)s. O contexto de nossa pesquisa foi em uma escola da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, tendo como sujeitos estudantes de uma turma de 8º Ano. Esta pesquisa foi inspirada na pesquisa-ação. Os resultados parciais deste estudo revelam que a sistematização da mediação de leitura literária na escola foram fundamentais para aproximar os estudantes da literatura, bem como oportunizar a prática de letramento literário, possibilitando alcançar os resultados satisfatórios nesta investigação.