O presente estudo apresenta como principal objetivo problematizar a relevância do livro imagem para a formação do leitor literário na Educação Infantil. Compreende-se que a leitura de imagens é um ato complexo que exige do leitor variadas capacidades. Ler imagens é um modo de desenvolver o uso social da literatura. Defende-se que a Educação Infantil é importante no sentido de formar a criança, não na perspectiva do que virá a ser, mas do que ela é no presente. Entende-se que a literatura oportuniza a criança o encontro com a sua própria cultura, construindo significados e ressignificando a sua própria existência. O letramento literário proporciona ao sujeito infantil a compreensão do registro, facilitando seu processo de decodificação alfabética. Este tipo de obra artística convida o leitor a percepção que se trata de um projeto gráfico. O modo como as imagens são elaboradas e dispostas, resultam em uma narrativa. Apresentam a ideia de movimento, de ritmo, suscitam interpretações, despertam emoções, de modo tão intenso que talvez, não fosse possível traduzir por meio de palavras, tal como faria um texto verbal. Metodologicamente, trata-se de estudo com base nos autores da área filosófica e educacional tais como: Condillac (2018), Gadamer (2021), Friedmann (2020), Ramos (2015), Hermann (2005) e Manguel (2001).