Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119030
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 4234
    "titulo" => "“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES"
    "resumo" => "Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais, como um todo, especificamente, dos letramentos ideológicos. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta pesquisa buscou responder aos seguintes questionamentos: Como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? De modo que nosso principal objetivo foi investigar as consequências do letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas, visando compreender os usos e os significados da escrita (e outras semioses), além do resgate e da preservação das identidades sociais das participantes. A base teórica é composta de estudos que tratam da teoria dos Novos Estudos dos Letramentos (Barton e Hamilton, 2004; Street, 2014; Kleiman, 2007), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (Bortoni-Ricardo, 2005) e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita, à luz dos estudos de Goody e Watt (2006). Nosso corpus consiste em relatos proferidos por 4 quatro mulheres, coletados por meio de entrevista narrativa em duas comunidades quilombolas piauienses. Tais relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais presentes na teoria do letramento social. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em diversos domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4234_TB272_27102024225347.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA"
    "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119030
    "edicao_id" => 366
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 4234
    "titulo" => "“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES"
    "resumo" => "Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais, como um todo, especificamente, dos letramentos ideológicos. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta pesquisa buscou responder aos seguintes questionamentos: Como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? De modo que nosso principal objetivo foi investigar as consequências do letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas, visando compreender os usos e os significados da escrita (e outras semioses), além do resgate e da preservação das identidades sociais das participantes. A base teórica é composta de estudos que tratam da teoria dos Novos Estudos dos Letramentos (Barton e Hamilton, 2004; Street, 2014; Kleiman, 2007), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (Bortoni-Ricardo, 2005) e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita, à luz dos estudos de Goody e Watt (2006). Nosso corpus consiste em relatos proferidos por 4 quatro mulheres, coletados por meio de entrevista narrativa em duas comunidades quilombolas piauienses. Tais relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais presentes na teoria do letramento social. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em diversos domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4234_TB272_27102024225347.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:05:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA"
    "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 366
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8"
        "logo" => null
        "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg"
        "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 235
                "edicao_id" => 366
                "codigo" => "978-65-5222-028-8"
                "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  Prezados leitores,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\n
                  Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n
                  S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n
                  Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\n
                  A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n
                  RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n
                  STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n
                  CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n
                  JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n
                  VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n
                  ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n
                  ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf"
                "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:46:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais, como um todo, especificamente, dos letramentos ideológicos. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta pesquisa buscou responder aos seguintes questionamentos: Como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? De modo que nosso principal objetivo foi investigar as consequências do letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas, visando compreender os usos e os significados da escrita (e outras semioses), além do resgate e da preservação das identidades sociais das participantes. A base teórica é composta de estudos que tratam da teoria dos Novos Estudos dos Letramentos (Barton e Hamilton, 2004; Street, 2014; Kleiman, 2007), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (Bortoni-Ricardo, 2005) e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita, à luz dos estudos de Goody e Watt (2006). Nosso corpus consiste em relatos proferidos por 4 quatro mulheres, coletados por meio de entrevista narrativa em duas comunidades quilombolas piauienses. Tais relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais presentes na teoria do letramento social. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em diversos domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.