“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119030 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 4234 "titulo" => "“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES" "resumo" => "Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais, como um todo, especificamente, dos letramentos ideológicos. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta pesquisa buscou responder aos seguintes questionamentos: Como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? De modo que nosso principal objetivo foi investigar as consequências do letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas, visando compreender os usos e os significados da escrita (e outras semioses), além do resgate e da preservação das identidades sociais das participantes. A base teórica é composta de estudos que tratam da teoria dos Novos Estudos dos Letramentos (Barton e Hamilton, 2004; Street, 2014; Kleiman, 2007), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (Bortoni-Ricardo, 2005) e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita, à luz dos estudos de Goody e Watt (2006). Nosso corpus consiste em relatos proferidos por 4 quatro mulheres, coletados por meio de entrevista narrativa em duas comunidades quilombolas piauienses. Tais relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais presentes na teoria do letramento social. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em diversos domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4234_TB272_27102024225347.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA" "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119030 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 4234 "titulo" => "“SOU QUILOMBO! COM ORGULHO MUITO DE QUEM EU SOU”: LETRAMENTO COMO IDENTIDADE SOCIAL NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES QUILOMBOLAS PIAUIENSES" "resumo" => "Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais, como um todo, especificamente, dos letramentos ideológicos. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta pesquisa buscou responder aos seguintes questionamentos: Como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? De modo que nosso principal objetivo foi investigar as consequências do letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas, visando compreender os usos e os significados da escrita (e outras semioses), além do resgate e da preservação das identidades sociais das participantes. A base teórica é composta de estudos que tratam da teoria dos Novos Estudos dos Letramentos (Barton e Hamilton, 2004; Street, 2014; Kleiman, 2007), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos (Bortoni-Ricardo, 2005) e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita, à luz dos estudos de Goody e Watt (2006). Nosso corpus consiste em relatos proferidos por 4 quatro mulheres, coletados por meio de entrevista narrativa em duas comunidades quilombolas piauienses. Tais relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais presentes na teoria do letramento social. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em diversos domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4234_TB272_27102024225347.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA VIANA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA VIANA" "autor_email" => "prof.nanda@ifpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }