Este trabalho trata das concepções de alfabetização presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista e nos documentos dessa política adotados por um município do interior paulista. A BNCC é um documento oficial, de caráter normativo, norteador e prescritivo, que define o conjunto das aprendizagens essenciais para todos os alunos brasileiros. A partir desta foram elaborados os currículos estaduais e municipais, a fim de garantir uma adequação à realidade local. Em nosso estudo o currículo analisado será o Currículo Paulista (elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e como a concepção de alfabetização é proposta e apropriada por um município paulista, que segue o currículo estadual. Nesta pesquisa, analisaremos por meio da pesquisa documental, as concepções da política de alfabetização a partir da implantação da BNCC, perpassando o Currículo Paulista e findando na análise da apropriação deste último em um município do interior paulista. O objetivo geral é identificar as concepções de alfabetização subjacentes na Base Nacional Curricular Comum, no Currículo Paulista e nos documentos de uma Secretaria de Educação de um município do interior do estado de São Paulo. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, realizada a partir de documentos de âmbito federal, estadual e municipal. Os dados da pesquisa serão analisados à luz do referencial teórico de Stephen Ball, com base nos ciclos de políticas educacionais, podendo a partir deste, caracterizar o processo da política de alfabetização em três facetas, a política proposta, a política de fato e a política em uso, identificando as concepções de alfabetização nas esferas: federal, estadual e municipal. Este trabalho trata das concepções de alfabetização presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo Paulista e nos documentos dessa política adotados por um município do interior paulista. A BNCC é um documento oficial, de caráter normativo, norteador e prescritivo, que define o conjunto das aprendizagens essenciais para todos os alunos brasileiros. A partir desta foram elaborados os currículos estaduais e municipais, a fim de garantir uma adequação à realidade local. Em nosso estudo o currículo analisado será o Currículo Paulista (elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e como a concepção de alfabetização é proposta e apropriada por um município paulista, que segue o currículo estadual. Nesta pesquisa, analisaremos por meio da pesquisa documental, as concepções da política de alfabetização a partir da implantação da BNCC, perpassando o Currículo Paulista e findando na análise da apropriação deste último em um município do interior paulista. O objetivo geral é identificar as concepções de alfabetização subjacentes na Base Nacional Curricular Comum, no Currículo Paulista e nos documentos de uma Secretaria de Educação de um município do interior do estado de São Paulo. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, realizada a partir de documentos de âmbito federal, estadual e municipal. Os dados da pesquisa serão analisados à luz do referencial teórico de Stephen Ball, com base nos ciclos de políticas educacionais, podendo a partir deste, caracterizar o processo da política de alfabetização em três facetas, a política proposta, a política de fato e a política em uso, identificando as concepções de alfabetização nas esferas: federal, estadual e municipal.