UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO AUXILIAR NAS AULAS DE TABELA PERIÓDICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11897 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO AUXILIAR NAS AULAS DE TABELA PERIÓDICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A utilização de recursos didáticos, a exemplo de jogos lúdicos se constitui como uma ferramenta importante que contribui para facilitar a aprendizagem e minimizar as dificuldades de aprendizagem, despertando o interesse e motivação dos estudantes nas aulas de Química. Em muitos casos, a disciplina de química torna-se desmotivadora, difícil e sem importância, pois os conteúdos são descontextualizados, sendo transmitidos através de modelo transmissão-recepção, baseados na repetição de nomes, memorização de fórmulas, símbolos e cálculos, totalmente desvinculados do cotidiano dos alunos. Tendo em vista estas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de química, o jogo surge como um recurso didático bastante importante, sendo capaz de contribuir para minimizar tais limitações, além de tornar as aulas mais eficientes, dinâmicas e motivadoras. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar um jogo didático para o conteúdo de tabela periódica com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Matinhas-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa foram 13 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo duas questões. Os dados foram expressos em gráficos no Excel e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes consideram importante o uso de tal recurso didático nas aulas de Química, como também afirmam que a utilização de tal recurso contribuiu para auxiliar o estudo da tabela periódica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID141_31072015231153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA AUGUSTO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaaugusto.20@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11897 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 497 "inscrito_id" => 141 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO AUXILIAR NAS AULAS DE TABELA PERIÓDICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A utilização de recursos didáticos, a exemplo de jogos lúdicos se constitui como uma ferramenta importante que contribui para facilitar a aprendizagem e minimizar as dificuldades de aprendizagem, despertando o interesse e motivação dos estudantes nas aulas de Química. Em muitos casos, a disciplina de química torna-se desmotivadora, difícil e sem importância, pois os conteúdos são descontextualizados, sendo transmitidos através de modelo transmissão-recepção, baseados na repetição de nomes, memorização de fórmulas, símbolos e cálculos, totalmente desvinculados do cotidiano dos alunos. Tendo em vista estas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de química, o jogo surge como um recurso didático bastante importante, sendo capaz de contribuir para minimizar tais limitações, além de tornar as aulas mais eficientes, dinâmicas e motivadoras. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar um jogo didático para o conteúdo de tabela periódica com alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Matinhas-PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa foram 13 estudantes. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo duas questões. Os dados foram expressos em gráficos no Excel e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados revelam que os estudantes consideram importante o uso de tal recurso didático nas aulas de Química, como também afirmam que a utilização de tal recurso contribuiu para auxiliar o estudo da tabela periódica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID141_31072015231153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA AUGUSTO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaaugusto.20@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }