INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11699 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1421 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SABERES DOCENTE, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1421_11072015115434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11699 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1421 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SABERES DOCENTE, INCLUSÃO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1421_11072015115434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }