Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, SABERES DOCENTE, INCLUSÃO DIGITAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11699
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 1421
    "titulo" => "INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SABERES DOCENTE, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1421_11072015115434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11699
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 1421
    "titulo" => "INVESTIGAÇÕES E VIVENCIAS DA REALIDADE DOCENTE E DA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SABERES DOCENTE, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1421_11072015115434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O ensino de química se apresenta preferencialmente junto às demais áreas do conhecimento de forma globalizada. Esta ação integrada oportuniza as Ciências Naturais que venha à tona seus conhecimentos, teorias, proposições e metodologias, ou seja, um espaço no currículo escolar para a exploração e o entendimento de como o mundo funciona e com que propostas deveram interagir com o mesmo para a continuidade do planeta como abrigo e provedor de todas as formas vivas e seus sistemas, incluindo o homem como um de seus integrantes. Este trabalho tem como objetivo investigar a realidade docente e a inclusão digital no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, com professores de química e alunos do ensino médio de uma escola pública situada no município de Caturité-PB. Foi utilizada como instrumento de coleta de dados, a pesquisa (aplicação de questionário), entrevista com os professores e observação do ambiente escolar. Da aplicação do questionário, observou que os alunos apresentam grande interesse na compreensão de conteúdos que estão relacionados a fatores que envolvem a realidade, o seu cotidiano. Na realização da entrevista, observou-se que os professores possuem uma compreensão muito ampla de conteúdos das ciências que permeiam o estudo da química e da física, e que independente do uso de artifícios tecnológicos, os professores entrevistados utilizam diversos recursos e estratégias para tornar o ensino mais atraente e significativo, utilizando materiais concretos, vídeos aulas, onde os alunos tem a possibilidade de observar e avaliar fenômenos ocorridos em outras regiões do estado ou país. Portanto, observou-se que os professores de ciências que atuam no ensino da química e física apresentaram uma excelente habilidade quanto aos conteúdos especificas da área, possibilitando a contextualização dos conteúdos, e a compreensão de que a ciência é o fundamento básico para o entendimento dos assuntos das mais diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.