Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11895
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A ausência de aulas contextualizadas e práticas experimentais no ensino de ciências é um problema que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Neste contexto, este estudo tem como objetivo levar através de aulas práticas experimentais uma nova forma de ensino-aprendizagem, como complemento motivador para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Para tal, foi desenvolvida uma aula experimental, ministrada em primeiro momento com materiais de fácil obtenção utilizados pelos alunos no seu dia a dia. No segundo momento, foram utilizadas vidrarias disponibilizadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a realização de experimentos. O trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Campina Grande-PB, sendo ministrado o conteúdo de Misturas e suas Técnicas de separação, em três turmas de 1º ano EJA.  Antes de serem realizados os experimentos, foi aplicado um questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os referidos conteúdos, logo depois, os materiais foram entregues aos estudantes para que os mesmos fizessem as misturas, em seguida foi realizada a separação de algumas misturas, onde os mesmos manusearam as vidrarias. Após a realização dos experimentos foi aplicado outro questionário com perguntas elaboradas dos conteúdos abordados na aula experimental. Analisando o primeiro e o segundo questionários pode-se observar, um entendimento maior em relação aos conteúdos, mesmo não partindo totalmente para a teoria, provando assim, que mesmo não tendo muito tempo para abordagem dos conteúdos os professores podem apresentar aulas dinamizadas que trarão bons resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID681_30062015143506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE LINS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE LINS"
    "autor_email" => "caahlins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11895
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A ausência de aulas contextualizadas e práticas experimentais no ensino de ciências é um problema que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Neste contexto, este estudo tem como objetivo levar através de aulas práticas experimentais uma nova forma de ensino-aprendizagem, como complemento motivador para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Para tal, foi desenvolvida uma aula experimental, ministrada em primeiro momento com materiais de fácil obtenção utilizados pelos alunos no seu dia a dia. No segundo momento, foram utilizadas vidrarias disponibilizadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a realização de experimentos. O trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Campina Grande-PB, sendo ministrado o conteúdo de Misturas e suas Técnicas de separação, em três turmas de 1º ano EJA.  Antes de serem realizados os experimentos, foi aplicado um questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os referidos conteúdos, logo depois, os materiais foram entregues aos estudantes para que os mesmos fizessem as misturas, em seguida foi realizada a separação de algumas misturas, onde os mesmos manusearam as vidrarias. Após a realização dos experimentos foi aplicado outro questionário com perguntas elaboradas dos conteúdos abordados na aula experimental. Analisando o primeiro e o segundo questionários pode-se observar, um entendimento maior em relação aos conteúdos, mesmo não partindo totalmente para a teoria, provando assim, que mesmo não tendo muito tempo para abordagem dos conteúdos os professores podem apresentar aulas dinamizadas que trarão bons resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID681_30062015143506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE LINS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE LINS"
    "autor_email" => "caahlins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A ausência de aulas contextualizadas e práticas experimentais no ensino de ciências é um problema que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Neste contexto, este estudo tem como objetivo levar através de aulas práticas experimentais uma nova forma de ensino-aprendizagem, como complemento motivador para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi desenvolvida uma aula experimental, ministrada em primeiro momento com materiais de fácil obtenção utilizados pelos alunos no seu dia a dia. No segundo momento, foram utilizadas vidrarias disponibilizadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a realização de experimentos. O trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Campina Grande-PB, sendo ministrado o conteúdo de Misturas e suas Técnicas de separação, em três turmas de 1º ano EJA. Antes de serem realizados os experimentos, foi aplicado um questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os referidos conteúdos, logo depois, os materiais foram entregues aos estudantes para que os mesmos fizessem as misturas, em seguida foi realizada a separação de algumas misturas, onde os mesmos manusearam as vidrarias. Após a realização dos experimentos foi aplicado outro questionário com perguntas elaboradas dos conteúdos abordados na aula experimental. Analisando o primeiro e o segundo questionários pode-se observar, um entendimento maior em relação aos conteúdos, mesmo não partindo totalmente para a teoria, provando assim, que mesmo não tendo muito tempo para abordagem dos conteúdos os professores podem apresentar aulas dinamizadas que trarão bons resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.