A Matemática enfrenta inúmeros problemas em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem. Os alunos, geralmente, encaram inúmeras dificuldades durante a vida escolar e até mesmo não gostam da disciplina. Vários fatores contribuem para esta realidade, dentre eles: a falta de relação entre as aulas e o cotidiano dos discentes, rigor excessivo exigido por alguns professores e principalmente a falta de integração entre teoria e prática nas aulas. O Laboratório de Matemática é uma ferramenta imprescindível para melhorar a aprendizagem já que consegue relacionar o conhecimento teórico ao conhecimento prático. Com o intuito de entender a função desse mecanismo na aprendizagem, foi realizada uma pesquisa e atividade prática em uma Escola da Rede Estadual localizada na cidade de Patos/PB, onde pode-se constatar através da aplicação de questionários que 100% dos alunos afirmam que o conhecimento teórico atrelado ao conhecimento prático (aula no Laboratório de Matemática da Escola) facilita o processo captação do conhecimento. Para o referido estudo foi utilizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que garante a precisão dos resultados.