Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

POESIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS

Palavra-chaves: ENSINO., LÍNGUA PORTUGUESA., POESIA. Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Resumo: A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.

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