Artigo CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-024-0

ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118945
    "edicao_id" => 362
    "trabalho_id" => 7734
    "inscrito_id" => 19731
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA."
    "resumo" => "Este artigo surgiu a partir das investigações e estudos realizados durante o curso do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo compreender a relação entre a ideia da catástrofe histórica elaborada por Walter Benjamin, a razão apodítica – razão matemática- e o Ensino de História. Para isso, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e métodos hermenêuticos em textos filosóficos, historiográficos e pedagógicos. Concluiu-se que ainda persistem os métodos apodíticos nos processos de ensino de história, mais especificamente no modelo conhecido por aulas expositivas, sobretudo quando os métodos demonstrativos são priorizados na docência, sendo que isso dificulta a rememoração dos eventos históricos inerentes à História das classes oprimidas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19731_TB7734_21102024224023.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIBSON JOAQUIM DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEIBSON JOAQUIM"
    "autor_email" => "deibson.joaquim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118945
    "edicao_id" => 362
    "trabalho_id" => 7734
    "inscrito_id" => 19731
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA."
    "resumo" => "Este artigo surgiu a partir das investigações e estudos realizados durante o curso do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo compreender a relação entre a ideia da catástrofe histórica elaborada por Walter Benjamin, a razão apodítica – razão matemática- e o Ensino de História. Para isso, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e métodos hermenêuticos em textos filosóficos, historiográficos e pedagógicos. Concluiu-se que ainda persistem os métodos apodíticos nos processos de ensino de história, mais especificamente no modelo conhecido por aulas expositivas, sobretudo quando os métodos demonstrativos são priorizados na docência, sendo que isso dificulta a rememoração dos eventos históricos inerentes à História das classes oprimidas."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19731_TB7734_21102024224023.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIBSON JOAQUIM DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEIBSON JOAQUIM"
    "autor_email" => "deibson.joaquim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 362
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
        "logo" => null
        "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
        "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 362
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
        "logo" => null
        "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
        "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 231
                "edicao_id" => 362
                "codigo" => "978-65-5222-024-0"
                "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\n
                  Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\n
                  Boa leitura a todos!&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n
                  PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n
                  JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n
                  RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n
                  MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf"
                "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 231
                "edicao_id" => 362
                "codigo" => "978-65-5222-024-0"
                "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\n
                  Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\n
                  Boa leitura a todos!&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n
                  PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n
                  JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n
                  RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n
                  MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf"
                "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este artigo surgiu a partir das investigações e estudos realizados durante o curso do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo compreender a relação entre a ideia da catástrofe histórica elaborada por Walter Benjamin, a razão apodítica – razão matemática- e o Ensino de História. Para isso, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e métodos hermenêuticos em textos filosóficos, historiográficos e pedagógicos. Concluiu-se que ainda persistem os métodos apodíticos nos processos de ensino de história, mais especificamente no modelo conhecido por aulas expositivas, sobretudo quando os métodos demonstrativos são priorizados na docência, sendo que isso dificulta a rememoração dos eventos históricos inerentes à História das classes oprimidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.