ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA.
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118945 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 7734 "inscrito_id" => 19731 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA." "resumo" => "Este artigo surgiu a partir das investigações e estudos realizados durante o curso do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo compreender a relação entre a ideia da catástrofe histórica elaborada por Walter Benjamin, a razão apodítica – razão matemática- e o Ensino de História. Para isso, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e métodos hermenêuticos em textos filosóficos, historiográficos e pedagógicos. Concluiu-se que ainda persistem os métodos apodíticos nos processos de ensino de história, mais especificamente no modelo conhecido por aulas expositivas, sobretudo quando os métodos demonstrativos são priorizados na docência, sendo que isso dificulta a rememoração dos eventos históricos inerentes à História das classes oprimidas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19731_TB7734_21102024224023.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIBSON JOAQUIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEIBSON JOAQUIM" "autor_email" => "deibson.joaquim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118945 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 7734 "inscrito_id" => 19731 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E A IDEIA DE CATÁSTROFE HISTÓRICA EM WALTER BENJAMIN: DIÁLOGOS SOBRE A RAZÃO APODÍTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS NA CLASSE OPRIMIDA." "resumo" => "Este artigo surgiu a partir das investigações e estudos realizados durante o curso do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo compreender a relação entre a ideia da catástrofe histórica elaborada por Walter Benjamin, a razão apodítica – razão matemática- e o Ensino de História. Para isso, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e métodos hermenêuticos em textos filosóficos, historiográficos e pedagógicos. Concluiu-se que ainda persistem os métodos apodíticos nos processos de ensino de história, mais especificamente no modelo conhecido por aulas expositivas, sobretudo quando os métodos demonstrativos são priorizados na docência, sendo que isso dificulta a rememoração dos eventos históricos inerentes à História das classes oprimidas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19731_TB7734_21102024224023.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIBSON JOAQUIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEIBSON JOAQUIM" "autor_email" => "deibson.joaquim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }