Este trabalho apresenta algumas experiências e reflexões sobre as religiosidades presentes no âmbito escolar público. Para trabalhar esse tema elegeram-se algumas questões consideradas importantes para a sua construção, dentre elas: i) a religiosidade nas escolas públicas; ii) a presença/ostentação de símbolos religiosos cristãos nos cenários escolares; e iii) a prática cotidiana de “rezas e orações nas escolas”. Ilustrou-se essa experiência com um relato vivenciado em cinco escolas municipais de Santo Antônio de Pádua, no município da região noroeste fluminense, do estado do Rio de Janeiro, durante o estágio supervisionado da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino II. Para a elaboração desse relato de experiência, foi utilizado como referencial teórico-metodológico, os Parâmetros curriculares nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Constituição de 1988, Lei Orgânica do Município e autores como Rubens Alves (2006), Celso Ribeiro Bastos (2006), Cristina Viviane Cândido (2004), Luiz Antônio Cunha (2009), Carlos Roberto Jamil Cury (2004) e dentre outros que contribuíram para a construção dessa pesquisa. Por fim, entende-se que a obrigatoriedade de rezas e orações cristãs na escola e a naturalização dessas práticas junto à comunidade paduana ferem a laicidade do Estado, que recomenda o impedimento de relações diretas com qualquer convicção religiosa no coletivo institucional, de modo a assegurar a liberdade religiosa, como um princípio constitucional relevante num Estado Democrático de Direito.