O estudo busca realizar algumas reflexões sobre a cidadania na formação escolar na sociedade brasileira. Importante salientar que a cidadania entendida no âmbito da escola, na presente pesquisa, compreende pensá-la além das formas clássicas pesquisadas que a entendem como a participação política que constitui o cidadão como um sujeito de direitos e deveres, mas sim um cidadão que se constitui a cada dia com os elementos que os cercam, permeados por atitudes, valores, postura, posicionamento, reflexão, criticidade, autonomia e tantas outras características subjetivas e sem fórmulas prontas, que se moldam no dia a dia. Portanto, a escola cumpre seu papel social ao permitir que o aluno construa a sua cidadania e seus ideais a partir das diversas áreas estudadas, por meio da reflexão e crítica do cotidiano. Realizado por meio de revisão bibliográfica, utilizando-se as contribuições de autores que tematizam a cidadania na escola e dois estudiosos da sociedade: Norbert Lechner e suas contribuições sobre a fragmentação e desintegração que cada vez mais aumenta a população excluída, aumentando também a desigualdade a acessos e direitos, questões importantes para a formação da cidadania. E Jessé Souza, colaborando no sentido de superar conceitos naturalizados, fazendo uma leitura da realidade social, da relação estado-sociedade, onde o estado se apresenta a favor do mercado, contribuindo na permanência da desigualdade e da ideologia do mérito que tende a naturalizar valores, o que impacta negativamente na educação brasileira. Apresentamos e dialogamos também com alguns exemplos atuais para contextualizar o período pelo qual passamos. Por fim, trazemos algumas questões para refletir sobre o futuro, no sentido de que não podemos desistir das melhorias, já que as mudanças são geracionais e os efeitos são sentidos com o tempo.