O objetivo deste artigo é refletir sobre o pensamento de István Mészáros em suas tessituras com a educação escolarizada. De encaminhamento metodológico bibliográfico de caráter analítico, discutimos as ideias do autor em seus nexos com o recorte histórico das políticas para a educação brasileira compreendidas entre 2000-2019. Dialogamos sobre os avanços e os retrocessos da educação nesse período embora de maneira sucinta, à luz das obras do filósofo supracitado: Educação para além do capital (2008) e o Desafio e o fardo do tempo histórico (2007). Trazemos suas contribuições a fim de subsumi-las em uma mais ampla compreensão acerca da sociedade capitalista atual e em como esta influencia a crença em um sistema de sociedade único e hegemônico. Lançaremos mão, também, dos estudos de Saviani (2007, 2008, 2014), Freire (2007), Frigotto (1990, 1999, 2003), entre outros/as, no intuito de matizar seus posicionamentos sobre a educação no tempo histórico. A partir de estudos acurados sobre os pressupostos de Mészáros e dos teóricos elencados, podemos concluir que, a existência humana é profundamente afetada pela educação entendida em seu sentido transformador e como práxis. As contribuições de Mészáros nesse debate lançam uma luz e oferecem as trilhas que podem ser percorridas no sentido de compreender o momento histórico mundial de mercantilização da educação e, assim, poder lançar olhares mais intelegíveis sobre a configuração societária fetichizada do mundo de hoje que induz aos desvios de caminhos possíveis na perspectiva de uma educação para além do capital e, portanto, que almeja a formação do sujeito histórico e social. Palavras-Chave: Educação, Sociedade Capitalista, Educação Transformadora.