As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental.