Artigo CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-024-0

BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118939
    "edicao_id" => 362
    "trabalho_id" => 5476
    "inscrito_id" => 15280
    "titulo" => "BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15280_TB5476_26102024194931.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA BEZERRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreapsico4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118939
    "edicao_id" => 362
    "trabalho_id" => 5476
    "inscrito_id" => 15280
    "titulo" => "BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15280_TB5476_26102024194931.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA BEZERRA DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "andreapsico4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 362
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
        "logo" => null
        "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
        "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 362
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4"
        "logo" => null
        "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg"
        "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 231
                "edicao_id" => 362
                "codigo" => "978-65-5222-024-0"
                "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\n
                  Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\n
                  Boa leitura a todos!&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n
                  PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n
                  JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n
                  RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n
                  MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf"
                "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 231
                "edicao_id" => 362
                "codigo" => "978-65-5222-024-0"
                "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\n
                  Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\n
                  Boa leitura a todos!&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n
                  PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n
                  JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n
                  RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n
                  MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf"
                "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:55:06"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.