BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118939 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 5476 "inscrito_id" => 15280 "titulo" => "BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15280_TB5476_26102024194931.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA BEZERRA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreapsico4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118939 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 5476 "inscrito_id" => 15280 "titulo" => "BURNOUT ACADÊMICO: O EFEITO DO CANSAÇO EMOCIONAL NA AUTOESTIMA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "As demandas inerentes ao ensino superior podem ser percebidas como estressantes e representam um ambiente desafiador para os estudantes universitários que muitas vezes sofrem pressões relacionadas às exigências acadêmicas, tornando-os propensos ao surgimento do Cansaço Emocional (CE). O CE refere-se a um estado de exaustão física e emocional que pode ser causado por excessivas demandas educacionais. Esse fenômeno ocorre quando as demandas acadêmicas em excesso, provocam um esgotamento de energia. Assim, indivíduos com altos níveis de CE podem apresentar sintomas mentais, como: depressão, compulsão alimentar e baixos níveis de autoestima. Isto posto, objetivou-se averiguar a relação entre o cansaço emocional e a autoestima em estudantes universitários. Participaram 300 universitários de instituições públicas (50%) e privadas (50%) de diferentes estados brasileiros, sendo 43,3% do Rio Grande do Norte, com idades entre 18 e 56 anos (M = 23,77; DP = 6,56). A maioria eram mulheres (69,3%), cursando psicologia (41,7%) e do terceiro período (32,7%). Responderam a Escala de Cansaço Emocional (ECE), Escala de Autoestima e um questionário sociodemográfico. Por meio do JASP, foi realizada uma análise de regressão linear que evidenciou o papel explicativo do CE na autoestima (R 2 ajustado = 0,09; ? = -0,30; p < 0,001). Os resultados sugerem que quanto maior for o nível de cansaço emocional nos estudantes, menor será sua autoestima. Portanto, sugere-se intervenções que visem tanto a prevenção quanto a diminuição dos efeitos desse fenômeno. Ademais, é importante que as instituições de ensino superior disponibilizem assessoramento pedagógico e psicológico aos estudantes que já apresentam sintomas de CE, visando promover um ambiente acadêmico favorável a saúde mental." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15280_TB5476_26102024194931.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA BEZERRA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andreapsico4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }