A pesquisa busca examinar como a ideologia capitalista influencia profundamente a estrutura e administração da educação, moldando a cosmovisão de mundo dos indivíduos e transformando a educação em um campo guiado pela rentabilidade financeira. A partir da problemática, buscou-se responder como o capitalismo interfere no modus operante de como é desenvolvida a educação em um contexto de capitalismo e mercantilização do processo educacional. Os objetivos específicos buscam investigar o impacto das práticas educacionais capitalistas na percepção dos indivíduos, discutir as consequências da mercantilização da educação relacionando-a com o conceito de equidade social e analisar abordagens pedagógicas alternativas. O procedimento metodológico perpassou pela revisão bibliográfica pertinente ao tema, fazendo análise da literatura relevante, para compreensão das interações entre capitalismo e educação. Os resultados indicaram que as práticas educacionais capitalistas exercem influência significativa em comportamentos individuais e coletivos, gerando obstáculos à equidade e inclusão social. Nesse contexto, vislumbra-se a presença de pensamentos pedagógicos alternativos que desafiam as dinâmicas capitalistas, destacando a necessidade de reestruturação do sistema educacional, a fim de promover uma sociedade mais justa, crítica e consciente. Verificou-se que a influência da ideologia capitalista limita a educação a um instrumento de mercado, ao invés de uma ferramenta de emancipação e desenvolvimento integral dos indivíduos em sociedade.