A pesquisa em tela trata de um ensaio reflexivo e propositivo no campo das teorias críticas educacionais e suas interfaces com a Educação Física escolar. A ideia inicial surgiu a partir da necessidade dos autores em sistematizar, apropriar e aprofundar-se do aporte teórico-metodológico que fundamenta, consolida e aprimora a práxis pedagógica de docentes que defendem e buscam o desenvolvimento de uma educação voltada para uma formação que seja, de fato, crítica, reflexiva, autônoma, emancipada, omnilateral e integral. Para tanto, levantam-se as seguintes indagações e reflexões diante deste cenário: como então resistir? como fazer frente à estas posições ideológicas e hegemônicas? Quais são as possibilidades de desvelar, problematizar e de trazer à tona toda a fragilidade e retrocessos que este tipo de educação traz para o presente/futuro de nossa sociedade? Que perspectivas teórico-metodológicas podem fundamentar, consolidar e orientar a práxis pedagógica de docentes que buscam uma educação humanizadora e emancipatória? E como, mais especificamente, a Educação Física Escolar (EFE) pode contribuir a partir da tematização dos seus objetos de conhecimento (Cultura Corporal) para a construção de uma sociedade mais justa, democrática, crítica, inclusiva e reflexiva? Logo, optou-se por recorrer às teorias/concepções/abordagens que tem como matriz epistemológica e metodológica o materialismo histórico dialético, proposto por Karl Marx. Destaca-se que este paradigma traz como premissa básica a ideia de concretude em que o indivíduo parte do real/material e busca a essência dos objetos/realidade desvelando-os de sua aparência inicial em um processo de compreensão, elaboração e reelaboração do pensamento. Dentre as teorias abordadas ao longo do texto, tem-se: a psicologia histórico cultural de Lev Vygotsky, a teoria histórico crítica de Dermeval Saviani, a teoria da atividade do russo Leontiev, a teoria do ensino desenvolvimental proposta por Davidov e, por fim e mais próxima da área de conhecimento da EFE a abordagem crítico superadora proposta por um coletivo de autores da área. Apesar de serem teorias distintas e possuírem conceitos e particularidades próprias, estas concepções apresentam pontos de convergências e aproximações que são elucidadas ao longo do texto. Sabe-se do desafio e complexidade que é a proposição desta síntese conceitual e propositiva, mas acredita-se que este material possa subsidiar docentes da área que alicerçam suas ações didáticas nestas concepções teórico-metodológicas.