A liderança e representação de turmas são práticas escolares que colocam o discente frente às demandas e responsabilidades de uma classe e da escola como um todo. A liderança engloba aspectos mais amplos do que uma representação, como retratam documentos de sistemas de ensino e os contextos diversificados de usos desses termos seja nas atribuições (demandadas) seja nas suas características. Líderes e representantes se tornam, no geral, mediadores entre as questões que envolvem discentes, professores e gestão escolar. Este artigo tem por objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de produções brasileiras acerca da liderança e representação de turma. Considerou-se, como fonte de dados, trabalhos publicados em periódicos que tratassem da liderança e representação de turma no contexto da educação básica, a partir do ano 2000. Foram utilizados para as buscas os Periódicos Capes, o Scielo e o Educ@, utilizando os descritores: líder de turma, representante de classe, líder estudantil e representação estudantil. Foram encontrados nesses bancos de dados apenas 5 artigos, daí se resolveu lançar mão também de mais 5 artigos que foram encontrados exclusivamente no Google Acadêmico. Os artigos encontrados foram publicados entre os anos de 2008 à 2021, provenientes de teses e dissertações em sua maioria. Buscou-se mapear e apresentar como a experiência da liderança e representação de turma são vivenciadas pelos discentes que assumem essa função. Incluindo também, a visão que professores, gestores e outros discentes possuem sobre a função dos líderes e representantes de turma na escola. Observa-se que o tratamento da temática da liderança e representação de turma, nos artigos analisados, é discutido sobre nuances positivas e negativas. Ademais, acrescentasse que a institucionalização do papel dos líderes e representantes de turmas na escola é algo recente. Por isso, ainda há uma lacuna de estudos e pesquisas que investigam e discutem essas temáticas na educação básica.