A discussão acerca das políticas públicas tomou nas últimas décadas uma dimensão muito ampla, haja vista o avanço das condições democráticas em todos os recantos do mundo e a gama de arranjos institucionais de governos, que se tornou necessário para fazer a governabilidade. Portanto Como alternativa para a garantia de direitos às pessoas excluídas socialmente e vulneráveis a pobreza extrema e a violência, o Governo Federal apresentou a medida provisória nº 132, de 20 de outubro de 2003 o Programa Bolsa Família-PBF, para no ano seguinte converter em lei o Programa Bolsa Família-PBF de acordo com a Lei nº 10.836 de 09 de Janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209 de 17 de Setembro de 2004. Portanto tem-se como problemática a ser estudada a seguinte questão: O Programa Bolsa Família tem contribuído para melhoria do acesso, permanência e qualidade da educação no município de Santo André-PB. Baseado nestes pressupostos que se buscou responder o problema supracitado, este artigo tem como finalidade tecer uma discussão maior acerca deste fenômeno que acontece no ambiente escolar e na sociedade tendo como Objetivo Geral: Analisar como o programa bolsa família implantado do Cariri Paraibano no município de Santo André tem atuado para diminuição das desigualdades sociais, econômicas e educacionais das famílias e crianças assistidas pelo programa. Com esta pesquisa busca-se, a partir do enfoque que é um misto de quantitativo e qualitativo sustentado pelo paradigma Interpretativo e analise dos dados comprovar a eficácia do programa bolsa família para reduzir os índices de evasão, repetência e distorção idade-serie acompanhando da redução da miséria e inclusão social e econômica do município