CIBERCULTURA NA ESCOLA: JOGOS ONLINE E RELAÇÕES HIPERLÚDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11600 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "CIBERCULTURA NA ESCOLA: JOGOS ONLINE E RELAÇÕES HIPERLÚDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explorar novas perspectivas para o ensino de história, tomando como base os meios de informação de alta velocidade, tendo como ponto de partida a avaliação do progresso de ensino aprendizagem em sala de aula e estendendo-se a outras ambiências, escolhemos a interatividade ciberlúdica como meio/proposta para estas experiências, visto que nas duas salas de 7° ano escolhidas para a pesquisa 42% dos alunos conhecem o game proposto. Nossa estimativa é que utilizando os jogos online os alunos com intervenção do professor pudessem ter acesso a um maior número de informações contidas no jogo que facilitariam os conteúdos propostos em sala, ao mesmo tempo que melhorariam a hiperconectividade sociocultural, o jogo escolhido em questão foi o MMORPG Ragnarok Online, jogo online que permite aos participantes representarem-se por meio de um avatar , sua atmosfera narrativa está imersa em traços do período medieval, com enfoque no folclore escandinavo, além e outras lendas de povos distinto, tanto da Europa quanto da Ásia e África, o que possibilita ao educador uma grande variedade de opções à serem exploradas para enfatizar as propostas curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "JOGOS ONLINE, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID1342_31072015235934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARISTÓFANES ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARISTÓFANES" "autor_email" => "obe.avalon@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11600 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "CIBERCULTURA NA ESCOLA: JOGOS ONLINE E RELAÇÕES HIPERLÚDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é explorar novas perspectivas para o ensino de história, tomando como base os meios de informação de alta velocidade, tendo como ponto de partida a avaliação do progresso de ensino aprendizagem em sala de aula e estendendo-se a outras ambiências, escolhemos a interatividade ciberlúdica como meio/proposta para estas experiências, visto que nas duas salas de 7° ano escolhidas para a pesquisa 42% dos alunos conhecem o game proposto. Nossa estimativa é que utilizando os jogos online os alunos com intervenção do professor pudessem ter acesso a um maior número de informações contidas no jogo que facilitariam os conteúdos propostos em sala, ao mesmo tempo que melhorariam a hiperconectividade sociocultural, o jogo escolhido em questão foi o MMORPG Ragnarok Online, jogo online que permite aos participantes representarem-se por meio de um avatar , sua atmosfera narrativa está imersa em traços do período medieval, com enfoque no folclore escandinavo, além e outras lendas de povos distinto, tanto da Europa quanto da Ásia e África, o que possibilita ao educador uma grande variedade de opções à serem exploradas para enfatizar as propostas curriculares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "JOGOS ONLINE, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID1342_31072015235934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARISTÓFANES ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARISTÓFANES" "autor_email" => "obe.avalon@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }