O presente trabalho é decorrente das ações desenvolvidas em 2014 através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual José Leite de Souza, no município paraibano de Monteiro. O nosso objetivo, ao mesmo tempo em que relatamos algumas experiências que foram realizadas em nossas intervenções, é refletir sobre como as nossas vivências e (in) experiências nesse programa contribuíram para a nossa formação como futuro professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, como nos colocamos como professor em formação inicial, o relato das próprias vivências é um recurso primordial para fazer uma análise clínica sobre o ser profissional que está sendo formado (TEIXEIRA, 2012). Como lastro teórico em que se assentam nossas reflexões, apoiamo-nos em Abrahão (2004), Cunha e Machado (2004), Souza (2004) e Teixeira (2012) para os quais as narrativas autobiográficas, a partir de um enfoque clínico, assumem relevo importante como objeto de estudo na área da Educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, não apenas ao licenciando-bolsista que pôde passar por (in) experiências que foram significativas para a ressignificação de sua prática pedagógica, como também aos alunos da escola que são beneficiados pelo projeto, com os quais foram desenvolvidas atividades de leitura a partir de uma perspectiva lúdica em que se buscou amalgamar sabor e saber.