Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRANSFERÊNCIAS GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO SEGUNDA LÍNGUA

Palavra-chaves: LÍNGUA INGLESA, TRANSFERÊNCIA GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar processos grafo-fônico-fonológicos realizados por estudantes de inglês como língua estrangeira (LE), como também discutir a respeito do tratamento dispensado pelos professores a respeito dos aspectos fonológicos da língua. Para tal pesquisa utilizamos atividades que abordam aspectos grafo-fônico-fonológicos da língua alvo aplicando exercícios de listening, speaking e writing. Os resultados obtidos demostram uma falha no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa, onde fica evidente uma marginalização do listening levando o aluno de inglês como LE a produzir tanto na escrita quanto na fala, a língua alvo com os padrões da sua língua materna. Os dados apontam para uma necessidade de levar para sala de aula, atividades que despertem nos alunos a consciência fonológica, não como um componente distinto, mas atrelado aos outros aspectos que compõem o ensino de línguas. Para isso, sugerimos alguns exemplos de atividades que contemplam a fonologia da língua inglesa, que podem amenizar algumas dificuldades dos alunos, proporcionando assim um ensino mais efetivo.

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Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Luciana Martelo de Micas Mendes Correa

    Estou desenvolvendo minha monografia sobre o loop fonológico na alfabetização em escolas bilíngues. Sua abordagem é clara, precisa, e acrescentou muito a minha pesquisa. Muito obrigada.

    04/11/2022 08:03:51

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