Esse trabalho tem como objetivo analisar processos grafo-fônico-fonológicos realizados por estudantes de inglês como língua estrangeira (LE), como também discutir a respeito do tratamento dispensado pelos professores a respeito dos aspectos fonológicos da língua. Para tal pesquisa utilizamos atividades que abordam aspectos grafo-fônico-fonológicos da língua alvo aplicando exercícios de listening, speaking e writing. Os resultados obtidos demostram uma falha no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa, onde fica evidente uma marginalização do listening levando o aluno de inglês como LE a produzir tanto na escrita quanto na fala, a língua alvo com os padrões da sua língua materna. Os dados apontam para uma necessidade de levar para sala de aula, atividades que despertem nos alunos a consciência fonológica, não como um componente distinto, mas atrelado aos outros aspectos que compõem o ensino de línguas. Para isso, sugerimos alguns exemplos de atividades que contemplam a fonologia da língua inglesa, que podem amenizar algumas dificuldades dos alunos, proporcionando assim um ensino mais efetivo.