O ESTUDO DA LEITURA E DA ESCRITA À LUZ DE UMA PROPOSTA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11747 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "O ESTUDO DA LEITURA E DA ESCRITA À LUZ DE UMA PROPOSTA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA" "resumo" => "Este artigo expõe um relato de experiência do ensino em sala de aulas do 6º ano no ensino fundamental; tem como objetivo mostrar o avanço e as dificuldades encontradas, em romper as barreiras produzidas pelo método tradicional de ensino, e como os alunos reagem diante de uma nova metodologia que tem como proposta, trabalhar o Interacionismo Sociodiscursivo. As mudanças situadas aos poucos, com a ajuda dos alunos que se adaptam melhor a nova metodologia, faz surgir um maior interesse em lutar por uma educação que forma cidadãos comprometidos com a realidade e o meio, mas, uma maioria de alunos acostumados a cópia de assuntos gramaticais no quadro-de-giz e que estranham a nova metodologia, é uma verdadeira pedra no meio do caminho, que deve ser removida com cuidado e muito esforço. Supervisora e alunos pibidianos planejavam juntos, as tarefas, e aos poucos iam conseguindo incentivar as turmas para o estudo da leitura, da compreensão e interpretação do texto. A produção textual, baseada nos gêneros: fábulas, tirinhas, conto, poesia e outros, ora avançando, ora retrocedendo como é inerente aos projetos que faltam recursos e se debatem para conquistar as metas desejadas. O projeto de estudo da leitura e da escrita, à luz de uma proposta interacionista sociodiscursiva, em salas de aula do 6º ano do ensino fundamental, tem adquirido alguns resultados, mas ainda está longe de afirmar-se como um trabalho em que as novas teorias possam ser uma prática constante do trabalho pedagógico que deve ser vivenciado em salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO, INTERPRETAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1840_31072015205901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ARANHA GOMES FELIPE" "autor_nome_curto" => "JOSEFA ARANHA" "autor_email" => "marly-aranha@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11747 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1840 "titulo" => "O ESTUDO DA LEITURA E DA ESCRITA À LUZ DE UMA PROPOSTA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA" "resumo" => "Este artigo expõe um relato de experiência do ensino em sala de aulas do 6º ano no ensino fundamental; tem como objetivo mostrar o avanço e as dificuldades encontradas, em romper as barreiras produzidas pelo método tradicional de ensino, e como os alunos reagem diante de uma nova metodologia que tem como proposta, trabalhar o Interacionismo Sociodiscursivo. As mudanças situadas aos poucos, com a ajuda dos alunos que se adaptam melhor a nova metodologia, faz surgir um maior interesse em lutar por uma educação que forma cidadãos comprometidos com a realidade e o meio, mas, uma maioria de alunos acostumados a cópia de assuntos gramaticais no quadro-de-giz e que estranham a nova metodologia, é uma verdadeira pedra no meio do caminho, que deve ser removida com cuidado e muito esforço. Supervisora e alunos pibidianos planejavam juntos, as tarefas, e aos poucos iam conseguindo incentivar as turmas para o estudo da leitura, da compreensão e interpretação do texto. A produção textual, baseada nos gêneros: fábulas, tirinhas, conto, poesia e outros, ora avançando, ora retrocedendo como é inerente aos projetos que faltam recursos e se debatem para conquistar as metas desejadas. O projeto de estudo da leitura e da escrita, à luz de uma proposta interacionista sociodiscursiva, em salas de aula do 6º ano do ensino fundamental, tem adquirido alguns resultados, mas ainda está longe de afirmar-se como um trabalho em que as novas teorias possam ser uma prática constante do trabalho pedagógico que deve ser vivenciado em salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO, INTERPRETAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1840_31072015205901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ARANHA GOMES FELIPE" "autor_nome_curto" => "JOSEFA ARANHA" "autor_email" => "marly-aranha@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }