ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11673 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1250 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo é resultado das intervenções realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Tais intervenções foram planejadas para procurar transformar o ensino da Geografia, em que a análise do espaço geográfico ainda ocorre de maneira superficial, fragmentada e estática, imprimindo uma multiplicidade de enfoques sem interligações com cotidiano, e com outras áreas do conhecimento, acarretando desprestígio e fixando o papel no currículo de disciplina de segunda categoria, haja vista que as metodologias arraigadas ao tradicional contribuem para acentuar essas problemáticas. Nesta perspectiva, as práticas interdisciplinares procuram desenvolver o conhecimento sistematizado dos conteúdos abordados, por isso a Geografia escolar vem buscando desenvolver metodologias que instiguem nos discentes a capacidade de compreensão das transformações socioespaciais, a partir do espaço de vivência, a partir de um trabalho de conexão da disciplina de Geografia com a de Língua Portuguesa, utilizando-se o gênero textual História em Quadrinhos. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como as práticas interdisciplinares contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. A pesquisa obedeceu as seguintes fases: escolha das turmas a serem trabalhadas, em seguida, aplicação de um questionário para a compreensão das reais necessidades dos discentes, posteriormente, a apresentação do projeto de intervenção aos mesmos e, pôr fim, a execução do projeto, com práticas interdisciplinares com a disciplina Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que os discentes conseguiram desenvolver a capacidade de compreensão das transformações espaciais em diferentes escalas, ressaltando a categoria Paisagem, não mais numa perspectiva estática, e sim em processos constantes de transformações, de acordo com as necessidades do capital, ressaltando as problemáticas deste processo. Por fim, avalia-se positivamente o diálogo com a língua portuguesa, na perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DA GEOGRAFIA., . INTERDISCIPLINARIDADE., HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1250_30062015120401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE FABRIZIA" "autor_email" => "fabriziaalves99@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11673 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1250 "titulo" => "ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo é resultado das intervenções realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Tais intervenções foram planejadas para procurar transformar o ensino da Geografia, em que a análise do espaço geográfico ainda ocorre de maneira superficial, fragmentada e estática, imprimindo uma multiplicidade de enfoques sem interligações com cotidiano, e com outras áreas do conhecimento, acarretando desprestígio e fixando o papel no currículo de disciplina de segunda categoria, haja vista que as metodologias arraigadas ao tradicional contribuem para acentuar essas problemáticas. Nesta perspectiva, as práticas interdisciplinares procuram desenvolver o conhecimento sistematizado dos conteúdos abordados, por isso a Geografia escolar vem buscando desenvolver metodologias que instiguem nos discentes a capacidade de compreensão das transformações socioespaciais, a partir do espaço de vivência, a partir de um trabalho de conexão da disciplina de Geografia com a de Língua Portuguesa, utilizando-se o gênero textual História em Quadrinhos. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como as práticas interdisciplinares contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Geografia. A pesquisa obedeceu as seguintes fases: escolha das turmas a serem trabalhadas, em seguida, aplicação de um questionário para a compreensão das reais necessidades dos discentes, posteriormente, a apresentação do projeto de intervenção aos mesmos e, pôr fim, a execução do projeto, com práticas interdisciplinares com a disciplina Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que os discentes conseguiram desenvolver a capacidade de compreensão das transformações espaciais em diferentes escalas, ressaltando a categoria Paisagem, não mais numa perspectiva estática, e sim em processos constantes de transformações, de acordo com as necessidades do capital, ressaltando as problemáticas deste processo. Por fim, avalia-se positivamente o diálogo com a língua portuguesa, na perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DA GEOGRAFIA., . INTERDISCIPLINARIDADE., HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1250_30062015120401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE FABRIZIA ALVES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE FABRIZIA" "autor_email" => "fabriziaalves99@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }