O espaço escolar pode oferecer estímulos apropriados no que concerne ao gosto pela leitura, escrita e consequente letramento desde que sejam oportunizados momentos incentivadores e estimulantes. Para que situações de efetivo aprendizado aconteçam, professores precisam utilizar ferramentas de forma a proporcionar uma mudança na vida estudantil e pessoal de seus alunos. Sob essa perspectiva, entende-se que a qualidade das vivências e momentos oferecidos aos alunos dentro do âmbito escolar serão determinantes para um aprendizado real e significativo. Este artigo discute questões relativas à importância da aquisição de uma leitura e escrita competentes ao mesmo tempo em que promove reflexões acerca do trabalho do professor enquanto pesquisador, que busca inovar e aprimorar tanto os seus conhecimentos quanto as metodologias aplicadas em sala; além de discutir o papel do professor como um educador que instiga o aluno, desperta curiosidades e orienta-o de forma que o educando aprenda e saiba de que forma utilizar os conhecimentos adquiridos. Para fomentar e embasar as discussões supra citadas, contar-se-á com o material teórico dos PCNs (1997), Leffa (1996), Antunes (2013), Almeida (2010), Vieira (2005), dentre outros.