Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS DE ORALIDADE NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ORALIDADE, INDIVÍDUO, PRÁTICAS DISCURSIVAS, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO Pôster (PO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A oralidade é uma das ferramentas fundamentais no processo de comunicação e interação em sala de aula, visto que, é por meio da linguagem oral que os indivíduos interagem com a situação real em que está inserido. Portanto, quando nos referimos ao sistema educacional de ensino, o trabalho com oralidade deve ser visto de forma conjunta com a escrita, pois, a linguagem escrita parte primeiramente do processo da oralidade. Diante dessa afirmação, no ensino de língua, a oralidade não deve ser visto separado da escrita, pois ambas assumem papéis bastante relevantes no ensino de língua materna, porém vale salientar que, o educador não deixará de ensinar a língua padrão, mas, considerar e respeitar os possíveis dialetos e variações existentes na língua e, ao mesmo tempo, mediar os alunos diante das limitações que permeiam entre a oralidade e a escrita da língua padrão. Diante disso, o referido trabalho se propõe a expor atividades trabalhadas em sala de aula por docentes atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cassimiro Filho localizado no campo, na cidade de Brejo do Cruz, Paraíba, tendo como objetivo principal aprimorar habilidades e competências discursivas dos educandos. Baseando-se na temática, práticas de oralidade em sala de aula, visamos enfatizar o ensino de língua portuguesa através de práticas orais e escritas. Assim, foram trabalhados alguns itens como: ortografia, coesão, coerência, produção de texto e principalmente estímulo de práticas discursivas por meio de diferentes narrativas. Ainda procuramos lecionar aulas interdisciplinares, envolvendo conteúdos de disciplinas diversas. Diante disso nossos objetivos e percursos didáticos- pedagógicos foram pautados acerca das dificuldades dos alunos, onde buscamos estimular a leitura de forma a desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, de conteúdos gramaticais e, ainda procurando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos discentes.

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