Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PROBLEMATIZANDO OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O PIBID: OFICINA SOBRE O TEMA GÊNERO E DIVERSIDADE NO ANTIGO EGITO

Palavra-chaves: ENSINO, HISTÓRIA, GÊNERO E DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11837
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 176
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O PIBID: OFICINA SOBRE O TEMA GÊNERO E DIVERSIDADE NO ANTIGO EGITO"
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo discorrer, sobre as experiências vivenciadas no Programa de Iniciação à docência (PIBID), correspondente ao primeiro semestre do ano letivo de 2015.1, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho. Este projeto é supervisionado, na escola, pela Professora Mirian Solange . Neste artigo discutiremos alguns aspectos referentes às práticas educacionais existentes nas escolas públicas estaduais da Paraíba, bem como, questões referentes ao ensino de história, na relação como nossas experiências como profissionais iniciantes à carreira docente. Sob a orientação do professor João Batista Gonçalves Bueno (coordenador da área de História), foi desenvolvido um projeto   de oficina com o tema:  Gênero e diversidade no antigo Egito, para trabalhar o conteúdo correspondente ao currículo das turmas do 1º ano do ensino médio.  Por trabalharmos com uma temática transversal esta oficina assumiu um caráter interdisciplinar. Para desenvolvermos essa atividade didática propomos um recorte com base nos estudos de gênero, desmistificando algumas concepções construídas no tempo e na história sobre a Antiguidade e sobre a construção sócio cultural de influência eurocêntrica. Partindo da provocação da citação acima nos encontramos desafiados, sobre quais questões iriamos utilizar para estimular uma reflexão sobre o presente do aluno a partir do estudo de um tema que em temporalmente se distancia da realidade do alunado. Inicialmente produzimos questionamentos sobre o tema da morte no Egito. No entanto, o que mais despertou a curiosidade dos alunos foi forma como os egípcios viviam, como era a sexualidade num tempo tão distante. Percebemos que eles (as) queriam saber sobre como aqueles homens e mulheres se relacionavam e como eram suas vidas cotidianas. Então propusemos trabalhar com os estudos de gênero na escola, utilizando para isso diferentes tipos de documentos históricos como filmes, imagens, impressas e projetadas e documentos escritos  fornecidos pelo Cadernos SECAD, editados pelo MEC. Além disso utilizamos outros artigos produzidos no meio acadêmico e trabalhos de outros PIBID´S que se dispuseram a abordar a mesma temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, GÊNERO E DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID176_05072015123158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLA BEZERRA DE OLIVEIRA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLA"
    "autor_email" => "manu101982@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11837
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 176
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO OLHARES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O PIBID: OFICINA SOBRE O TEMA GÊNERO E DIVERSIDADE NO ANTIGO EGITO"
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo discorrer, sobre as experiências vivenciadas no Programa de Iniciação à docência (PIBID), correspondente ao primeiro semestre do ano letivo de 2015.1, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho. Este projeto é supervisionado, na escola, pela Professora Mirian Solange . Neste artigo discutiremos alguns aspectos referentes às práticas educacionais existentes nas escolas públicas estaduais da Paraíba, bem como, questões referentes ao ensino de história, na relação como nossas experiências como profissionais iniciantes à carreira docente. Sob a orientação do professor João Batista Gonçalves Bueno (coordenador da área de História), foi desenvolvido um projeto   de oficina com o tema:  Gênero e diversidade no antigo Egito, para trabalhar o conteúdo correspondente ao currículo das turmas do 1º ano do ensino médio.  Por trabalharmos com uma temática transversal esta oficina assumiu um caráter interdisciplinar. Para desenvolvermos essa atividade didática propomos um recorte com base nos estudos de gênero, desmistificando algumas concepções construídas no tempo e na história sobre a Antiguidade e sobre a construção sócio cultural de influência eurocêntrica. Partindo da provocação da citação acima nos encontramos desafiados, sobre quais questões iriamos utilizar para estimular uma reflexão sobre o presente do aluno a partir do estudo de um tema que em temporalmente se distancia da realidade do alunado. Inicialmente produzimos questionamentos sobre o tema da morte no Egito. No entanto, o que mais despertou a curiosidade dos alunos foi forma como os egípcios viviam, como era a sexualidade num tempo tão distante. Percebemos que eles (as) queriam saber sobre como aqueles homens e mulheres se relacionavam e como eram suas vidas cotidianas. Então propusemos trabalhar com os estudos de gênero na escola, utilizando para isso diferentes tipos de documentos históricos como filmes, imagens, impressas e projetadas e documentos escritos  fornecidos pelo Cadernos SECAD, editados pelo MEC. Além disso utilizamos outros artigos produzidos no meio acadêmico e trabalhos de outros PIBID´S que se dispuseram a abordar a mesma temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, GÊNERO E DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA6_ID176_05072015123158.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLA BEZERRA DE OLIVEIRA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLA"
    "autor_email" => "manu101982@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente texto tem como objetivo discorrer, sobre as experiências vivenciadas no Programa de Iniciação à docência (PIBID), correspondente ao primeiro semestre do ano letivo de 2015.1, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho. Este projeto é supervisionado, na escola, pela Professora Mirian Solange . Neste artigo discutiremos alguns aspectos referentes às práticas educacionais existentes nas escolas públicas estaduais da Paraíba, bem como, questões referentes ao ensino de história, na relação como nossas experiências como profissionais iniciantes à carreira docente. Sob a orientação do professor João Batista Gonçalves Bueno (coordenador da área de História), foi desenvolvido um projeto de oficina com o tema: Gênero e diversidade no antigo Egito, para trabalhar o conteúdo correspondente ao currículo das turmas do 1º ano do ensino médio. Por trabalharmos com uma temática transversal esta oficina assumiu um caráter interdisciplinar. Para desenvolvermos essa atividade didática propomos um recorte com base nos estudos de gênero, desmistificando algumas concepções construídas no tempo e na história sobre a Antiguidade e sobre a construção sócio cultural de influência eurocêntrica. Partindo da provocação da citação acima nos encontramos desafiados, sobre quais questões iriamos utilizar para estimular uma reflexão sobre o presente do aluno a partir do estudo de um tema que em temporalmente se distancia da realidade do alunado. Inicialmente produzimos questionamentos sobre o tema da morte no Egito. No entanto, o que mais despertou a curiosidade dos alunos foi forma como os egípcios viviam, como era a sexualidade num tempo tão distante. Percebemos que eles (as) queriam saber sobre como aqueles homens e mulheres se relacionavam e como eram suas vidas cotidianas. Então propusemos trabalhar com os estudos de gênero na escola, utilizando para isso diferentes tipos de documentos históricos como filmes, imagens, impressas e projetadas e documentos escritos fornecidos pelo Cadernos SECAD, editados pelo MEC. Além disso utilizamos outros artigos produzidos no meio acadêmico e trabalhos de outros PIBID´S que se dispuseram a abordar a mesma temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.