Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O INVARIANTE DA REPETIÇÃO NOS PROBLEMAS COMBINATÓRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, PROPRIEDADES INVARIANTES, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11754
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 1728
    "titulo" => "O INVARIANTE DA REPETIÇÃO NOS PROBLEMAS COMBINATÓRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática de Silva (2015) que objetivou identificar as propriedades invariantes apresentadas em problemas combinatórios contidos em duas coleções de livros didáticos e manuais dos professores aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As coleções escolhidas foram a mais adotada e a menos adotada no país. Na análise dos resultados, percebemos que o conteúdo é geralmente introduzido através de questões resolvidas, e na orientação para os professores não orienta, em momento algum, a diferença entre as situações e suas respectivas propriedades invariantes, enquanto nas questões há uma preferência entre as questões que não utilizem a repetição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, PROPRIEDADES INVARIANTES, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1728_30072015112203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JEFFERSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jef3ferson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11754
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 1728
    "titulo" => "O INVARIANTE DA REPETIÇÃO NOS PROBLEMAS COMBINATÓRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática de Silva (2015) que objetivou identificar as propriedades invariantes apresentadas em problemas combinatórios contidos em duas coleções de livros didáticos e manuais dos professores aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As coleções escolhidas foram a mais adotada e a menos adotada no país. Na análise dos resultados, percebemos que o conteúdo é geralmente introduzido através de questões resolvidas, e na orientação para os professores não orienta, em momento algum, a diferença entre as situações e suas respectivas propriedades invariantes, enquanto nas questões há uma preferência entre as questões que não utilizem a repetição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, PROPRIEDADES INVARIANTES, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1728_30072015112203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JEFFERSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jef3ferson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este estudo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática de Silva (2015) que objetivou identificar as propriedades invariantes apresentadas em problemas combinatórios contidos em duas coleções de livros didáticos e manuais dos professores aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). As coleções escolhidas foram a mais adotada e a menos adotada no país. Na análise dos resultados, percebemos que o conteúdo é geralmente introduzido através de questões resolvidas, e na orientação para os professores não orienta, em momento algum, a diferença entre as situações e suas respectivas propriedades invariantes, enquanto nas questões há uma preferência entre as questões que não utilizem a repetição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.