Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONTOS, CANTOS E RAÍZES

Palavra-chaves: CULTURA., SOCIALIZAÇÃO., PESQUISA. Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11610
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "CONTOS, CANTOS E RAÍZES"
    "resumo" => "Resumo: No presente trabalho, abordaremos o ensino de Artes, Filosofia e História com o objetivo de socializar o aluno no período escolar, para que este, desde cedo, passe a compreender as diferenças e aceitar, com maior amplitude, o mundo que o cerca. Problemática do trabalho é que os alunos observam as disciplinas como campos isolados não compreendendo a relação existente entre os conteúdos, mas ao trabalhar interdisciplinaridade, se deixa mais claro e abrangente a maneira de compreender, por diversos ângulos, a mesma coisa. Para tanto, utilizamos uma pesquisa de campo onde observamos que o importante é propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir, através de diversas informações, recursos próprios para ser capaz de utilizar diferentes fontes de aprendizado, como também recursos para construir equilibradamente, o seu conhecimento e também uma pesquisa bibliográfica com o propósito de se conhecer e de se observar, durante o processo de ensino-aprendizagem, uma fragmentação das disciplinas, pois estas estão interligadas e dependentes umas das outras, como também possuem o mesmo valor no processo educacional. Para isso, utilizamos os teóricos: Henry Wallon (1998), Viola Spolin (1979), Olga Pombo (2014) e PCN’s (2001). O contato com esta forma de conhecimento proporcionará ao professor a possibilidade de fazer com que a interdisciplinaridade e a socialização sejam pilares para que o indivíduo possa sair de uma consciência ingênua para uma consciência mais reflexiva, que lhe garanta a facilitação de realizar os seus anseios, os seus projetos de vida e, especialmente, torná-lo o principal agente deste processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "CULTURA., SOCIALIZAÇÃO., PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1509_01072015115304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIZAN LINS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "NIZAN LINS"
    "autor_email" => "nizanlins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11610
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 203
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "CONTOS, CANTOS E RAÍZES"
    "resumo" => "Resumo: No presente trabalho, abordaremos o ensino de Artes, Filosofia e História com o objetivo de socializar o aluno no período escolar, para que este, desde cedo, passe a compreender as diferenças e aceitar, com maior amplitude, o mundo que o cerca. Problemática do trabalho é que os alunos observam as disciplinas como campos isolados não compreendendo a relação existente entre os conteúdos, mas ao trabalhar interdisciplinaridade, se deixa mais claro e abrangente a maneira de compreender, por diversos ângulos, a mesma coisa. Para tanto, utilizamos uma pesquisa de campo onde observamos que o importante é propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir, através de diversas informações, recursos próprios para ser capaz de utilizar diferentes fontes de aprendizado, como também recursos para construir equilibradamente, o seu conhecimento e também uma pesquisa bibliográfica com o propósito de se conhecer e de se observar, durante o processo de ensino-aprendizagem, uma fragmentação das disciplinas, pois estas estão interligadas e dependentes umas das outras, como também possuem o mesmo valor no processo educacional. Para isso, utilizamos os teóricos: Henry Wallon (1998), Viola Spolin (1979), Olga Pombo (2014) e PCN’s (2001). O contato com esta forma de conhecimento proporcionará ao professor a possibilidade de fazer com que a interdisciplinaridade e a socialização sejam pilares para que o indivíduo possa sair de uma consciência ingênua para uma consciência mais reflexiva, que lhe garanta a facilitação de realizar os seus anseios, os seus projetos de vida e, especialmente, torná-lo o principal agente deste processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "CULTURA., SOCIALIZAÇÃO., PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1509_01072015115304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIZAN LINS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "NIZAN LINS"
    "autor_email" => "nizanlins@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Resumo: No presente trabalho, abordaremos o ensino de Artes, Filosofia e História com o objetivo de socializar o aluno no período escolar, para que este, desde cedo, passe a compreender as diferenças e aceitar, com maior amplitude, o mundo que o cerca. Problemática do trabalho é que os alunos observam as disciplinas como campos isolados não compreendendo a relação existente entre os conteúdos, mas ao trabalhar interdisciplinaridade, se deixa mais claro e abrangente a maneira de compreender, por diversos ângulos, a mesma coisa. Para tanto, utilizamos uma pesquisa de campo onde observamos que o importante é propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir, através de diversas informações, recursos próprios para ser capaz de utilizar diferentes fontes de aprendizado, como também recursos para construir equilibradamente, o seu conhecimento e também uma pesquisa bibliográfica com o propósito de se conhecer e de se observar, durante o processo de ensino-aprendizagem, uma fragmentação das disciplinas, pois estas estão interligadas e dependentes umas das outras, como também possuem o mesmo valor no processo educacional. Para isso, utilizamos os teóricos: Henry Wallon (1998), Viola Spolin (1979), Olga Pombo (2014) e PCN’s (2001). O contato com esta forma de conhecimento proporcionará ao professor a possibilidade de fazer com que a interdisciplinaridade e a socialização sejam pilares para que o indivíduo possa sair de uma consciência ingênua para uma consciência mais reflexiva, que lhe garanta a facilitação de realizar os seus anseios, os seus projetos de vida e, especialmente, torná-lo o principal agente deste processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.