Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRÁTICA DE MONITORIA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR REFLEXIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSITA DO PIBID

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROFESSOR REFLEXIVO, MONITORIA Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11535
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "A PRÁTICA DE MONITORIA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR REFLEXIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSITA DO PIBID"
    "resumo" => """
      Sabendo que a monitoria em sala se aula é na maioria das vezes o primeiro contato do professor em formação inicial com a realidade da sua futura profissão, o presente artigo visa analisar, a partir do relato da experiência de uma bolsita do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID/UEPB), mais precisamente do subprojeto Letras-Inglês, como a monitoria em sala de aula de língua inglesa contribui para a formação de um futuro professor reflexivo. Para isso nos ancoramos nas teorias de Perrenoud (2002) que trata o professor reflexivo como aquele que reflete acerca de suas ações; em Pimenta e Lima (2004) que tratam da formação inicial de professores e Bueno (2009) que afirma que o estágio ( no nosso caso a monitoria em sala de aula) é o primeiro contato com professor em formação com a realidade da sua profissão. Esta pesquisa, que caracteriza-se como um estudo de caso, tem como corpus as reflexões da referida graduanda acerca de suas experiências de observação das aulas do supervisor do subprojeto em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. Os resultados obtidos apontam que a reflexão é atividade importante para a profissão do professor visto que por meio dela esse profissional pode analisar a sua prática, buscar e compartilhar conhecimentos e adquirir experiências. \r\n
      Palavras-chave: Formação de professor, Professor reflexivo, Monitoria.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROFESSOR REFLEXIVO, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA8_ID449_23062015140209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11535
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "A PRÁTICA DE MONITORIA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR REFLEXIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSITA DO PIBID"
    "resumo" => """
      Sabendo que a monitoria em sala se aula é na maioria das vezes o primeiro contato do professor em formação inicial com a realidade da sua futura profissão, o presente artigo visa analisar, a partir do relato da experiência de uma bolsita do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID/UEPB), mais precisamente do subprojeto Letras-Inglês, como a monitoria em sala de aula de língua inglesa contribui para a formação de um futuro professor reflexivo. Para isso nos ancoramos nas teorias de Perrenoud (2002) que trata o professor reflexivo como aquele que reflete acerca de suas ações; em Pimenta e Lima (2004) que tratam da formação inicial de professores e Bueno (2009) que afirma que o estágio ( no nosso caso a monitoria em sala de aula) é o primeiro contato com professor em formação com a realidade da sua profissão. Esta pesquisa, que caracteriza-se como um estudo de caso, tem como corpus as reflexões da referida graduanda acerca de suas experiências de observação das aulas do supervisor do subprojeto em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. Os resultados obtidos apontam que a reflexão é atividade importante para a profissão do professor visto que por meio dela esse profissional pode analisar a sua prática, buscar e compartilhar conhecimentos e adquirir experiências. \r\n
      Palavras-chave: Formação de professor, Professor reflexivo, Monitoria.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PROFESSOR REFLEXIVO, MONITORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA8_ID449_23062015140209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Sabendo que a monitoria em sala se aula é na maioria das vezes o primeiro contato do professor em formação inicial com a realidade da sua futura profissão, o presente artigo visa analisar, a partir do relato da experiência de uma bolsita do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID/UEPB), mais precisamente do subprojeto Letras-Inglês, como a monitoria em sala de aula de língua inglesa contribui para a formação de um futuro professor reflexivo. Para isso nos ancoramos nas teorias de Perrenoud (2002) que trata o professor reflexivo como aquele que reflete acerca de suas ações; em Pimenta e Lima (2004) que tratam da formação inicial de professores e Bueno (2009) que afirma que o estágio ( no nosso caso a monitoria em sala de aula) é o primeiro contato com professor em formação com a realidade da sua profissão. Esta pesquisa, que caracteriza-se como um estudo de caso, tem como corpus as reflexões da referida graduanda acerca de suas experiências de observação das aulas do supervisor do subprojeto em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. Os resultados obtidos apontam que a reflexão é atividade importante para a profissão do professor visto que por meio dela esse profissional pode analisar a sua prática, buscar e compartilhar conhecimentos e adquirir experiências. Palavras-chave: Formação de professor, Professor reflexivo, Monitoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.