Sabendo que a monitoria em sala se aula é na maioria das vezes o primeiro contato do professor em formação inicial com a realidade da sua futura profissão, o presente artigo visa analisar, a partir do relato da experiência de uma bolsita do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID/UEPB), mais precisamente do subprojeto Letras-Inglês, como a monitoria em sala de aula de língua inglesa contribui para a formação de um futuro professor reflexivo. Para isso nos ancoramos nas teorias de Perrenoud (2002) que trata o professor reflexivo como aquele que reflete acerca de suas ações; em Pimenta e Lima (2004) que tratam da formação inicial de professores e Bueno (2009) que afirma que o estágio ( no nosso caso a monitoria em sala de aula) é o primeiro contato com professor em formação com a realidade da sua profissão. Esta pesquisa, que caracteriza-se como um estudo de caso, tem como corpus as reflexões da referida graduanda acerca de suas experiências de observação das aulas do supervisor do subprojeto em uma turma de ensino médio de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. Os resultados obtidos apontam que a reflexão é atividade importante para a profissão do professor visto que por meio dela esse profissional pode analisar a sua prática, buscar e compartilhar conhecimentos e adquirir experiências.
Palavras-chave: Formação de professor, Professor reflexivo, Monitoria.