A utilização de dados estatísticos vem sendo cada vez mais frequente na sociedade atual. É possível observar que diversas informações são apresentadas por meio das representações gráficas, para que as pessoas possam compreendê-las, e a partir disso, ter uma atitude crítica diante dos dados. De acordo com Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), a Estatística exerce um papel essencial na educação para a cidadania. É considerada uma importante ferramenta para a realização de projetos e investigações em diversos campos, sendo usada no planejamento, na coleta e análise de dados, e nas realizações de inferências para se tomar decisões, com o intuito de apoiar afirmações em diversas áreas. Conforme os PCN (Brasil, 1997), a estatística tem por finalidade fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem frequentemente em seu dia-a-dia. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos alunos ao realizarem atividades de interpretação de gráficos. Participaram dessa pesquisa 18 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Foi aplicado um teste contendo 8 questões, sendo 4 de gráficos de barras e 4 de linhas, podendo ser simples ou duplas. Para cada gráfico do teste estava relacionada três perguntas organizada de acordo com o tipo de situação: localizar frequência/categoria; localizar Ponto Máximo e compor união de dois valores. Os resultados apontam que o percentual de acertos geral dos alunos pesquisados foi de 43,75%. O melhor desempenho desses alunos foi obtido na 3ª questão, com 64,66% de acertos. O gráfico dessa questão apresentava barras simples com escala não unitária. O pior desempenho foi obtido na 6ª questão, com 16,33% de acertos. Apresentava um gráfico de linhas duplas com escala unitária. Verificamos também que o melhor desempenho dos alunos foi apresentado nos gráficos de barras do que nos gráficos de linhas. O percentual de acertos dos alunos nos gráficos de barras e linha foram de 51,42% e 36,08% respectivamente. Ao analisarmos os resultados dos alunos em relação aos três tipos de perguntas presente no teste, é possível verificar que a pergunta que solicitava localizar frequência/categoria, foi o tipo de pergunta em que os estudantes tiveram mais facilidade de responder. O percentual de acerto da pergunta “localizar frequência/categoria” foi de 57,37%. Com relação à pergunta “Ponto Máximo” o percentual de acerto foi de 53,12%, e o da pergunta “compor união de dois valores” foi de 43,62%. Observa-se que “compor união de dois valores” foi o tipo de pergunta com menor índice de acertos. Acreditamos que essa dificuldade apresentada pelos alunos nesse tipo de pergunta pode estar associada à necessidade deles em localizar os valores no gráfico e fazer a soma dos mesmos, uma vez que observamos que vários alunos apenas representaram os valores solicitados, mas não somava os mesmos. Diante dos resultados apresentados, salientamos a necessidade de avançar com pesquisas que busquem investigar o desempenho dos alunos aos realizarem atividades de interpretação de gráficos, tendo em vista que o tema vem assumindo um importante papel social.